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CNT

Líderes do setor pedem permanência do Ministério do Turismo

Última reunião do ano do Conselho Nacional de Turismo foi marcada também pela entrega de resultados da atual gestão

  • Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 09h30
  • Última atualização em Quinta, 22 de Novembro de 2018, 11h45
  • Acessos: 1931

Por Darse Júnior

21.11.2018 cnt
CNT fez última reunião do ano; Foto: Roberto Castro/MTur

As principais lideranças do turismo no Brasil aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira (20), documento que recomenda ao novo governo a manutenção do Ministério do Turismo como "pasta única, exclusiva e forte para dar as respostas necessárias ao mercado e liderar o novo ciclo de crescimento do país, como já ocorreu com o agronegócio". A moção de apoio será entregue aos representantes do governo de transição, em Brasília. O balanço da atual gestão foi outra pauta da 53ª reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT) realizada no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). Também por unanimidade foi aprovada a entrada da Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur) no CNT.

Na lista de conquistas do MTur foram apontados o aumento de 39% do pedido de vistos após o e-Visa, a atração de empresas aéreas especializadas em passagens de baixo custo como a Sky Airline e Norwegian, o empenho de R$ 450 milhões para obras estratégicas de infraestrutura e a disponibilização de R$ 410 milhões para micro empresas pelo Fungetur, além dos R$ 3,8 bilhões em projetos apresentados ao Prodetur e a inscrição, até o momento, de 25 mil pessoas no curso de qualificação Brasil Braços Abertos (BBA).

"O Brasil tem o maior potencial do mundo de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Estamos falando de um setor que tem tudo para liderar o novo ciclo de desenvolvimento do país", comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, que pediu uma moção em reconhecimento ao trabalho realizado por Kátia Bogea à frente do Instituto de Patrimônio Artístico Histórico e Natural (Iphan). "É uma profissional que sempre trabalhou em parceria com o turismo", destacou.

Autor da proposta de elaboração de um documento em defesa da manutenção do MTur, Elzário Pereira da Silva Júnior sustentou que o setor "não deve se calar" diante da perspectiva do novo governo em fundir o Turismo a outra Pasta da Esplanada. "Temos de manter essa conquista histórica", comentou. Também esteve na pauta da 53ª reunião do CNT a apresentação da nova campanha de marketing do MTur e o balanço das câmaras temáticas de turismo.

CAMPANHA - A nova campanha do Ministério do Turismo trabalhará em duas frentes: as belezas e atrativos turísticos dos parques nacionais e o potencial do setor de viagens para a criação de empregos e, consequentemente, promover o desenvolvimento econômico do Brasil. Para mostrar toda a beleza do país considerado número um em atrativos naturais segundo o Fórum Econômico Mundial, a Pasta convidou influenciadoras digitais para conhecerem as unidades da Chapada dos Veadeiros (GO) e Itatiaia (RJ) e registrarem suas impressões. Os vídeos serão disponibilizados em dezembro nas redes do MTur.

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