Artigos Acadêmicos são selecionados para publicação eletrônica do MTur
O Ministério do Turismo (MTur) selecionou sete artigos acadêmicos sobre segmentação do turismo para compor publicação eletrônica. O objetivo da ação é gerar conhecimento e promover estudos e pesquisas sobre os segmentos turísticos no país. Os autores dos artigos vencedores participarão de mesa de debate, no Núcleo de Conhecimento, durante o 5° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 26 a 30 de maio.
“Por meio da chamada, o MTur pôde incentivar o aumento da produção científica sobre o turismo no país e colaborar com a apresentação de textos que possibilitem a evolução do turismo, por meio da segmentação, nos destinos brasileiros”, destaca a coordenadora geral de Segmentação do MTur, Sáskia Lima.
A seleção foi realizada por meio da Chamada para Seleção de Artigos Acadêmicos. A proposta era selecionar até oito artigos, entre os 130 documentos recebidos. Entre os quesitos analisados estão o respeito ao tema Segmentação do Turismo, a originalidade e a relevância prática do artigo.
A professora das Faculdades Integradas Olga Mettig (Faculdade de Turismo da Bahia), Carméllia Anna Amaral Sousa, diz que o trabalho da banca foi bastante criterioso. “As ideias e conceitos presentes nos artigos foram discutidos por todos examinadores. Os documentos selecionados expressam políticas públicas inovadoras com propostas de soluções efetivas para o desenvolvimento do setor”, ressalta.
Segundo Lima, para os profissionais da banca examinadora, o trabalho serviu para ilustrar como o Brasil tem visto e trabalhado a questão da segmentação. A temática foi abordada de diferentes formas, “isso mostra que o assunto não poderá se esgotar apenas nessa Chamada”, enfatiza Lima.
A coordenadora conta que a banca examinadora apontou diversos artigos que, apesar de bons, não apresentavam inovações ou aplicações práticas. Outros apenas relatavam uma situação, sem levantar possíveis soluções para a problemática apresentada.
“Há ainda muito que se fazer, tanto para a consolidação dos segmentos trabalhados pelo MTur, como para o desenvolvimento de novos segmentos, que surgem com as demandas do mercado”, finalizou Lima.
Os artigos selecionados foram:
- “Longe dos Holofotes do Turismo de Sol e Praia: um Estudo Etnográfico dos Trabalhadores Informais da Praia do Futuro e as Políticas Públicas de Turismo”. Autores: Ivo Luis Oliveira Silva e Alcides Fernando Gussi.
- “Goiânia mais um dia: possibilidades para o prolongamento da atividade turística”. Autoras: Andressa Rodrigues Ferreira, Clarinda Aparecida da Silva e Roberta Severino de Miranda.
- “Turismo Cívico: uma Prática de Cidadania na Capital da República”. Autoras: Ariadne Pedra Bittencourt, Iara Brasileiro e Olga França.
- “Turismo industrial: a visita de empresa como estratégia de desenvolvimento territorial e organizacional”. Autor: Humberto Fois Braga.
- “O pacote turístico ideal ao meio rural fluminense sob a perspectiva do turista”. Autor Principal: Dan Gabriel D'Onofre Andrade Silva Cordeiro e Renée Maia.
- “A inserção competitiva de São Francisco do Sul na rota dos cruzeiros marítimos”. Autoras: Izabel Altenburg Soppa e Jamille de Freitas Machado.
- “Espeleoturismo: Oferta e Demanda em recente Expansão e Consolidação no Brasil”. Autores: Heros Augusto Santos Lobo, William Sallun Filho, César Ulisses Vieira Veríssimo, Luiz Eduardo Panisset Travassos, Luiz Afonso Vaz de Figueiredo e Marcelo Augusto Rasteiro.
Para mais informações, acesse www.turismo.gov.br ou www.salao.turismo.gov.br.