Rede de Inteligência de Mercado se reúne na Semana Mundial do Turismo
Encontro nacional contou com representantes do MTur, Embratur, Sebrae e órgãos estaduais de turismo na véspera da abertura da 46ª ABAV Expo Internacional do Turismo, na capital paulista
Por Geraldo Gurgel
Cristiano Borges, coordenador-geral de Produtos Turísticos do MTur e facilitador da RIMT. Foto: Geraldo Gurgel/MTur
Qual é o perfil de turista estrangeiro que cada destino brasileiro atrai? A demanda turística internacional foi um dos temas em destaque desta terça-feira (25) no 7º Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), realizado no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. A RIMT é um ambiente virtual de compartilhamento, discussão e integração de informações e estratégias de promoção do mercado turístico, formado por representantes do Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae, órgãos estaduais de turismo e parceiros da área de marketing do mercado nacional de viagens.
O coordenador-geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo e mediador da RIMT, Cristiano Borges, explica que o encontro “é uma oportunidade de networking, troca de experiências e divulgação de informações de marketing e inovação no turismo de forma gratuita e com linguagem acessível”.
Entre as estratégias promocionais discutidas no encontro desta terça-feira esteve o trabalho do setor em parceria com a indústria audiovisual. Para promover os destinos, cenários e atrativos turísticos são utilizados como locações para gravação de filmes e cenas de novela ou outros programas de televisão, alcançando o consumidor de viagens e produtos turísticos. Mesmo que de uma forma indireta, a divulgação é considerada um mecanismo eficiente de promoção dos destinos.
Para a diretora de Marketing e Apoio a Comercialização do Turismo do Ministério do Turismo, Vanessa Mendonça, “um destino ou atrativo que aparece no cinema ou na televisão, por exemplo, chega a capitalizar um impacto de até 40% no fluxo de visitantes”, disse. Ela também apresentou à RIMT a estratégia de participação do MTur e estados na 46ª Abav Expo, maior exposição de turismo do Brasil, que começa nesta quarta-feira (26) e vai até o dia 29.
O encontro da rede contou, ainda, com a apresentação da plataforma digital da Embratur Visit Brasil e suas novas ferramentas de inteligência de mercado. Tiago Tomazella, da coordenação-geral de Marketing Digital da Embratur, informou que “a plataforma colabora com estratégias de posicionamento e apoio à comercialização dos destinos brasileiros no mercado internacional”.
Entre os destinos que estão investindo em inteligência digital está a Rota das Emoções, que apresentou a experiência desenvolvida com o Voucher Digital já implantado em Barreirinhas (MA) para controlar e gerar estatísticas de turismo nos Lençóis Maranhenses. A partir da compra de um produto ou serviço turístico pelo visitante, a pulseira eletrônica disponibiliza informações online que vão desde as preferências do viajante à arrecadação de impostos, gerados pelas suas compras, para o município. A conexão de serviços por meio de ferramentas digiais também foi tema explorado pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo do Litoral Norte de Santa Catarina, na região da Costa Verde & Mar.
Para o pesquisador da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, Fernando Jardim, a oferta de serviços turísticos em plataformas digitais é fundamental para que os destinos se tornem mais acessíveis ao turista que busca novas experiências. “A comunicação digital transforma cidades em destinos inteligentes, mais competitivos, mais atrativos para o turista, e não requer grandes investimentos em campanhas de promoção convencional”, ensinou o professor.
Edição: Vanessa Sampaio