Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Rede de Inteligência de Mercado se reúne na Semana Mundial do Turismo
Início do conteúdo da página
RIMT

Rede de Inteligência de Mercado se reúne na Semana Mundial do Turismo

Encontro nacional contou com representantes do MTur, Embratur, Sebrae e órgãos estaduais de turismo na véspera da abertura da 46ª ABAV Expo Internacional do Turismo, na capital paulista

  • Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 15h42
  • Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 15h58
  • Acessos: 974

Por Geraldo Gurgel

25.09.2018 RIMT 2
Cristiano Borges, coordenador-geral de Produtos Turísticos do MTur e facilitador da RIMT. Foto: Geraldo Gurgel/MTur

Qual é o perfil de turista estrangeiro que cada destino brasileiro atrai? A demanda turística internacional foi um dos temas em destaque desta terça-feira (25) no 7º Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), realizado no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. A RIMT é um ambiente virtual de compartilhamento, discussão e integração de informações e estratégias de promoção do mercado turístico, formado por representantes do Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae, órgãos estaduais de turismo e parceiros da área de marketing do mercado nacional de viagens.

O coordenador-geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo e mediador da RIMT, Cristiano Borges, explica que o encontro “é uma oportunidade de networking, troca de experiências e divulgação de informações de marketing e inovação no turismo de forma gratuita e com linguagem acessível”.

Entre as estratégias promocionais discutidas no encontro desta terça-feira esteve o trabalho do setor em parceria com a indústria audiovisual. Para promover os destinos, cenários e atrativos turísticos são utilizados como locações para gravação de filmes e cenas de novela ou outros programas de televisão, alcançando o consumidor de viagens e produtos turísticos. Mesmo que de uma forma indireta, a divulgação é considerada um mecanismo eficiente de promoção dos destinos.

Para a diretora de Marketing e Apoio a Comercialização do Turismo do Ministério do Turismo, Vanessa Mendonça, “um destino ou atrativo que aparece no cinema ou na televisão, por exemplo, chega a capitalizar um impacto de até 40% no fluxo de visitantes”, disse. Ela também apresentou à RIMT a estratégia de participação do MTur e estados na 46ª Abav Expo, maior exposição de turismo do Brasil, que começa nesta quarta-feira (26) e vai até o dia 29.

O encontro da rede contou, ainda, com a apresentação da plataforma digital da Embratur Visit Brasil e suas novas ferramentas de inteligência de mercado. Tiago Tomazella, da coordenação-geral de Marketing Digital da Embratur, informou que “a plataforma colabora com estratégias de posicionamento e apoio à comercialização dos destinos brasileiros no mercado internacional”.

Entre os destinos que estão investindo em inteligência digital está a Rota das Emoções, que apresentou a experiência desenvolvida com o Voucher Digital já implantado em Barreirinhas (MA) para controlar e gerar estatísticas de turismo nos Lençóis Maranhenses. A partir da compra de um produto ou serviço turístico pelo visitante, a pulseira eletrônica disponibiliza informações online que vão desde as preferências do viajante à arrecadação de impostos, gerados pelas suas compras, para o município. A conexão de serviços por meio de ferramentas digiais também foi tema explorado pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo do Litoral Norte de Santa Catarina, na região da Costa Verde & Mar.

Para o pesquisador da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, Fernando Jardim, a oferta de serviços turísticos em plataformas digitais é fundamental para que os destinos se tornem mais acessíveis ao turista que busca novas experiências. “A comunicação digital transforma cidades em destinos inteligentes, mais competitivos, mais atrativos para o turista, e não requer grandes investimentos em campanhas de promoção convencional”, ensinou o professor.

Edição: Vanessa Sampaio

Fim do conteúdo da página