Técnicos brasileiros conhecem experiências de sucesso na Argentina
De 23 a 28 de abril, representantes do MTur, do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e do Sebrae Nacional farão visita-técnica pela Argentina, para conhecer a experiência daquele País na gestão de parques nacionais, no uso turístico de áreas protegidas e na pesca esportiva.
Durante o encontro, serão apresentadas estratégias utilizadas pelos parques nacionais argentinos, com base na diversificação da oferta de atrações, em função das distintas estações do ano. Também serão mostrados exemplos de serviços turísticos e seus aspectos legais dentro de um parque; mecanismos de fiscalização ambiental; experiências na prática de atividades de pesca esportiva; e iniciativas de gestão participativa com entidades locais, nacionais e internacionais. O Parque Nacional Nahuel Huapi e o Parque Nacional los Arrayanes, na cidade de São Carlos de Bariloche, serão alguns dos locais visitados.
Troca de experiências.
A ação faz parte de um acordo de cooperação firmado em 2006, entre Ministério do Turismo (MTur) e Secretaria de Turismo da República Argentina, com o objetivo de promover a troca de experiências e procedimentos de excelência entre os países.
O Protocolo Executivo de Intenções prevê que o governo brasileiro contribua com a Argentina, repassando conhecimentos sobre certificação em Turismo de Aventura e Turismo Sustentável, aproveitando a experiência brasileira na área de certificação com normas técnicas. Neste sentido, representantes argentinos deverão desembarcar no Brasil ainda neste ano.
Sáskia Lima, coordenadora geral de Segmentação do MTur, ressalta a importância desse acordo: “Essa iniciativa nos auxiliará no planejamento e execução das diversas ações e projetos que temos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e outros parceiros, em unidades de conservação”. Sáskia afirma que será importante também observar e aprender sobre a atividade de pesca esportiva na Argentina: “Temos um enorme potencial, mas o segmento precisa de desenvolver e profissionalizar ainda mais, no Brasil”.
Para Ricardo Moesch, diretor do departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, este tipo de intercâmbio favorecerá os projetos realizados pelo MTur. “Existe uma parceria firmada entre o Ministério do Turismo, juntamente com o Sebrae e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), que trabalha com prestadores de serviços turísticos localizados nos entornos dos parques nacionais. A troca de experiências servirá para garantir mais qualidade e segurança nos serviços”, avalia.
O acordo também prevê a cooperação dos países nos setores de turismo rural, regulamento de hospedagem domiciliar, estratégias para o desenvolvimento do turismo cultural e do turismo social.