Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Turismo presente na Expotel em São Paulo
Início do conteúdo da página
Institucional

Turismo presente na Expotel em São Paulo

Além de feira de produtos para hotelaria, evento promove debate sobre segurança, sustentabilidade e acessibilidade no turismo

  • Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 19h03
  • Última atualização em Terça, 26 de Junho de 2018, 09h54
  • Acessos: 648

26 06 18 AAinterna
Alberto Alves fala no evento. Crédito: Mayara Senise

A 3ª edição da Exposição de Produtos e Serviços de Hospitalidade de São Paulo (Expotel) começou nesta segunda-feira (25) com a presença do ministro interino do Turismo, Alberto Alves. Ao abrir os debates e a feira de hotelaria, ele destacou os temas em discussão nos três dias do evento. “Segurança, sustentabilidade e acessibilidade são da maior importância para a hotelaria e também para os outros segmentos do turismo”, disse Alberto Alves.

O titular da Pasta, Vinicius Lummertz, que se encontra em Moscou participando das ações de divulgação do turismo do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, gravou um vídeo onde destaca o papel da hotelaria como fundamental para alavancar os destinos brasileiros e desenvolver a economia do turismo com a geração de emprego e renda. “O turismo avança. Estamos gerando empregos. Nós acreditamos no turismo como forma de desenvolver o Brasil”, disse Lummertz ao saudar os hoteleiros.

Para o ministro interino, segurança, sustentabilidade e acessibilidade são pilares fundamentais para o desenvolvimento da atividade turística e estão contemplados como prioridade no Plano Nacional de Turismo 2018/2022. “Somente a sinergia estratégica entre hotelaria, governo, academia e trade, como propõe esse evento, nos fará alcançar as metas do Plano Nacional de Turismo”, ressaltou. “Eventos desta natureza contarão sempre com o apoio do Ministério do Turismo, pois trazem ao centro dos debates questões de interesse para o trade turístico e para os gestores públicos”.

Alberto Alves disse que a Pasta tem como metas dobrar o número de visitantes estrangeiros para 12 milhões até 2022, chegar aos US$ 19 milhões em receitas e incluir cerca de 40 milhões de brasileiros no mercado doméstico de viagens.  São estimados também a geração de dois milhões de novos empregos através do turismo. “A hotelaria tem papel relevante neste desafio já que é um segmento que tem o DNA do nosso setor. Sem hotel, o mercado de viagens e turismo não existiria e, com certeza, a geração de empregos no setor ficaria comprometida”, destacou Alves.

Alves destacou ainda a importância da capital paulista para o turismo brasileiro. O estado é o maior polo emissor doméstico e principal destino de negócios. A cidade, segundo pesquisa de demanda internacional (Fipe/MTur,) recebeu no ano passado 44% da demanda de turistas estrangeiros em viagens de negócios ao Brasil e ficou na 4ª posição entre as mais procuradas como destinos de lazer, depois do Rio de Janeiro, Florianópolis e Foz do Iguaçu.

EXPOSIÇÃO – A 3ª Expotel reúne 60 prestadores de serviços e fornecedores de equipamentos para o setor de hospitalidade no Centro de Eventos Frei Caneca, em São Paulo. São esperados cinco mil hoteleiros nos três dias de evento. “O segmento de hospedagem no Brasil é um mercado em expansão e o Ministério do Turismo tem colaborado muito com o nosso setor”, destacou Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-SP) ao abrir a exposição.  São 180 mil quartos de hotel somente em São Paulo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página