Fornatur propõe atuação integrada pela aviação regional
O desenvolvimento da aviação regional brasileira pode ganhar novas perspectivas a partir desta sexta-feira (25). Durante a 53ª Reunião dos Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), em Brasília (DF), a Comissão Fornatur de Aviação Regional defenderá a atuação integrada entre representantes dos estados, ministérios do Turismo e da Defesa, parlamentares e das associações do setor.
O objetivo da comissão é a construção de diretrizes comuns para a expansão da malha aérea regional do País, além da identificação de prioridades para o setor e o estudo de soluções que preparem o Brasil para as demandas de transporte aéreo em função da Copa do Mundo de 2014. A proposição será encaminhada para análise do Ministério da Defesa.
Integram a comissão representantes das cinco macrorregiões brasileiras, dos ministérios do Turismo e da Defesa e da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar). A 53ª sessão do Fornatur, que integra o calendário de comemorações da Semana Nacional do Turismo, será presidida pelo ministro de Estado do Turismo, Luiz Barretto.
A reunião terá a presença do deputado federal Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), presidente da Frente Parlamentar de Aviação Regional da Câmara dos Deputados, e do presidente da Abetar, Apostole Lazaro Chryssafidis. O diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Alexandre Gomes de Barros, vai apresentar a minuta de resolução que estabelece critérios regulatórios para a implantação, operação e manutenção do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis.
Criado em 2000, o Fornatur é um colegiado técnico formado por dirigentes e secretários de Estado de Turismo, que se reúne a cada dois meses para deliberar sobre temas relevantes do turismo nacional, além de identificar e propor soluções para demandas regionais, estaduais e nacionais do setor.