Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Parabéns ao Guia de Turismo!
Início do conteúdo da página
data comemorativa

Parabéns ao Guia de Turismo!

São 19 mil profissionais registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo

  • Publicado: Quinta, 10 de Mai de 2018, 10h30
  • Última atualização em Quinta, 10 de Mai de 2018, 11h19
  • Acessos: 5442

Por Geraldo Gurgel

10 05 17 GuiasTurismo 5255PM
Crédito: Paulino Menezes/ MTur

No Dia Nacional do Guia de Turismo, comemorado nesta quinta-feira (10), o Ministério do Turismo homenageia esses personagens do turismo brasileiro que têm a responsabilidade de transformar expectativas e sonhos em realidade. São profissionais fundamentais para uma viagem mais proveitosa na sua missão de orientar, cuidar e dar apoio ao turista, zelando pela organização da viagem, deslocamentos, embarques, informações, traslados e excursões, visando sempre o bem-estar de todos.

 “O Guia de Turismo é o elo entre o turista e os demais serviços prestados ao visitante. Com o guia, o turista ganha tempo, segurança e informações preciosas sobre os pontos turísticos e momentos que contribuem para enriquecer a experiência da viagem. O guia é um anfitrião do destino. Além de receber bem e fazer com que o turista se sinta acolhido, o trabalho do guia ajuda a promover o local e a desenvolver o turismo brasileiro”, destacou o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz.

A profissão de Guia de Turismo foi reconhecida pela lei n.º 8.623/93, de 28 de janeiro de 1993. A formação se dá em curso técnico de 800 horas, reconhecido pelo Ministério da Educação. O exercício da atividade é de cadastro obrigatório no Ministério do Turismo com atualização a cada cinco anos. São 19 mil guias regularizados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo.

No Cadastur o viajante encontra informações detalhadas sobre o profissional autônomo que desejar contratar, como a data de validade do cadastro, localização, telefone, categoria do guia (regional, nacional e internacional), línguas faladas e especialização em atrativos. Nas entidades representativas da categoria, o turista também poderá solicitar um profissional Guia de Turismo para auxiliar excursões, passeios, traslados, elaboração de roteiros e outras necessidades para tornar a experiência da viagem ainda mais agradável.

Para o presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo (Fenagtur), Henrique Dantas, ser guia é mais que ter formação e conhecimento acerca de territórios. “Quando a mensagem é direcionada por um Guia de Turismo, os cartões postais ganham novos olhares, conseguindo ampliar detalhes que o turista desconhece”. Conhecer os diversos atrativos turísticos de localidades, vivenciar a religiosidade, história, manifestações culturais, experimentar os sabores e interagir com saberes, sem dúvida, se tornam especiais e enriquecedores com a condução de um Guia de Turismo. São profissionais que se dedicam para transformar férias e viagens em momentos inesquecíveis.

registrado em:
Fim do conteúdo da página