Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Ônibus panorâmicos para visitação turística
Início do conteúdo da página
INFRAESTRUTURA

Ônibus panorâmicos para visitação turística

As linhas de turismo estão cada vez mais frequentes nos destinos brasileiros. A opção barateia os custos com transporte e leva o visitante aos principais atrativos turísticos

  • Publicado: Quinta, 03 de Mai de 2018, 11h13
  • Última atualização em Quinta, 03 de Mai de 2018, 11h15
  • Acessos: 4107

 

Por Geraldo Gurgel  

 03 05 18 OnibusCuritiba Embratur
 Ônibus turístico em Curitiba (PR). Crédito: Embratur

Os ônibus abertos com dois pisos e as jardineiras com visão panorâmica dos pontos turísticos são linhas especiais que transportam os visitantes para os atrativos em diferentes cidades do mundo e estão cada vez mais frequentes nos destinos brasileiros. Em alguns casos, a narração do trajeto é feita em mais de um idioma por guias profissionais ou através de áudio. Em Curitiba (PR), a Linha Turismo circula pelos principais atrativos da capital paranaense das 9h às 17h30. O passeio de 45 km dura cerca de três horas. O turista pode circular sem parar ou, após o primeiro embarque, descer e reembarcar no ônibus em até quatro pontos desejados. São 25 paradas ao longo do trajeto, com intervalos de 30 minutos entre um veículo e outro. Um dos pontos de partida é a Praça Tiradentes, onde fica a Catedral da cidade.

Em Porto Alegre (RS), a Linha de Turismo faz dois roteiros pelos atrativos turísticos da capital. No tour histórico o visitante sobe e desce do ônibus até cinco vezes para conhecer atrativos históricos, arquitetônicos e culturais da região central da capital. O passeio, sem pausas, dura 1h40. Os ônibus passam nas paradas de hora em hora das 9h às 16h. O outro ônibus de turismo circula pela zona sul de Porto Alegre. As principais atrações ao longo do trajeto, sem paradas, são as paisagens naturais como a praia de Ipanema na orla do Lago Guaíba e a vista geral da cidade do alto do Morro da Pedra Redonda. O tour de 1h30 sai às 10h e às 15h da Secretaria de Turismo de Porto Alegre, na Cidade Baixa.

Conhecer Brasília, em um passeio panorâmico no ônibus de dois andares, deixa o visitante ainda mais encantado com a arquitetura monumental. O tour de 2h30 percorre 22 atrativos turísticos da capital da República considerada um museu aberto e reconhecida pela Unesco como patrimônio mundial. Os passeios saem as 10h30, 14h e às 16h30 com três paradas na Catedral Metropolitana, Praça dos Três Poderes e Palácio da Alvorada. As paradas de desembarque são na torre de TV e no Brasília Shopping, o mesmo ponto de partida.

Em Florianópolis (SC) o ônibus faz vários roteiros. O mais completo por toda a Ilha de Santa Catarina dura, em média, 10h com sete paradas, inclusive para o almoço. Os principais atrativos do Centro Histórico, fortalezas, praias badaladas, lagoas e comunidades de origem açoriana da capital catarinense estão no roteiro. Os passeios saem do Shopping Iguatemi com dias e horários específicos para os diferentes roteiros. O tour panorâmico também é feito em Balneário Camboriú e Itajaí. O passeio dura 3h30. Já as tradicionais jardineiras coloridas de Balneário Camboriú deixam a Barra Sul a cada 20 minutos e percorrem os 6 km da Avenida Atlântica. O serviço funciona até 1h da manhã. Já na alta estação elas circulam 24h.

No Rio de Janeiro as saídas são da Praça General Osório, em Ipanema. O passeio vai até a zona portuária no Centro Histórico e dura 3h. O tour percorre cerca de 20 atrações turísticas, entre elas, a Orla, Pão de Açúcar, Lapa e Praça Mauá (Boulevard Olímpico). Os embarques e desembarques são ilimitados das 8h às 18h, e acontecem a cada 40 minutos.

Em São Paulo, o passeio da linha Circular Turismo dura 3h e percorre 11 atrativos locais. As saídas de segunda a sábado são às 9h, às 12h40 e às 16h. Aos domingos e feriados, às 10h, às 13h40 e às 17h, a partir da Praça da República. As principais paradas são no bairro Liberdade, Estádio Pacaembu (Museu do Futebol), Avenida Paulista (Masp e Casa das rosas), Parque Ibirapuera, Centro Cultual São Paulo, Pateo do Collegio e Theatro Municipal.

registrado em:
Fim do conteúdo da página