Velejadores estrangeiros invadem litoral do Piauí
Um público de alto poder aquisitivo, com disponibilidade para viajar e vontade de conhecer novos destinos. Esse é o perfil dos turistas que estão desembarcando até domingo (14) em Luis Correia, litoral do Piauí. A Regata Ilhas do Sol está percorrendo o litoral brasileiro e representa mais um passo no processo de tornar o Brasil reconhecido como destino de turismo náutico no mundo.
Os aposentados são maioria entre os tripulantes. No entanto, no grupo viajam também famílias com jovens e crianças. O perfil profissional dos velejadores é bastante eclético: professores, médicos, profissionais liberais, empresários, e engenheiros. As crianças estudam a bordo dos barcos pelo método de ensino a distância. Vários passeios já foram programados para que os turistas conheçam os atrativos do Piauí, sobretudo o Delta do Parnaíba.
O Rali se enquadra num projeto de navegação de longa duração: as pessoas ficam no mínimo um ano fora de casa. A organização promove rotas e destinos náuticos diferenciados. Saindo do eixo tradicional da Europa para o Caribe. “Nós queremos mostrar aos navegadores europeus lugares diferentes, seguros, com atrativos culturais e naturais”, conta Nicolas Tiphagne, diretor operacional do evento.
Os velejadores, segundo Nicolas, procuravam uma etapa intermediária entre Fortaleza e Soure . Luis Correia foi apontado como lugar ideal. A decisão de aportar pela primeira vez no litoral piauiense foi tomada em dezembro de 2009, durante a Feira Náutica de Paris. A idéia foi discutida pelos organizadores com representantes do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo do Piauí. “Estamos preparando o Piauí para ser um evento que vai colocar o Piauí no calendário dos grandes eventos náuticos internacionais e movimentar a economia local”, avalia o secretário de Turismo, Silvio Leite.
“Queremos incluir a etapa de Luis Correia nas próximas edições e mostrar que o local tem tudo para se tornar um polo náutico importante” ressalta Nicolas. Segundo ele, a região do Delta do Parnaíba corresponde exatamente ao que os participantes do Rally estão procurando: “um lugar espetacular com cenário belíssimo e gente hospitaleira”. Outra grande expectativa dos participantes é com relação ao carnaval e aos passeios no Delta.