Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Obras de artista plástico decoram espaço do MTur
Início do conteúdo da página

Obras de artista plástico decoram espaço do MTur

O pernambucano Derlon Almeida se inspira no grafite de rua e nas xilogravuras para produzir suas obras como três que estarão em exposição na Abav
  • Publicado: Quarta, 24 de Setembro de 2014, 15h31
  • Última atualização em Quarta, 24 de Setembro de 2014, 15h14
  • Acessos: 681
Obras de artista plástico decoram espaço do MTur

Autor:Ascom/MTur

Obras de artista plástico decoram espaço do MTur

Cláudia Sanz

Três obras do artista plástico pernambucano Derlon Almeida, 29 anos, farão parte da decoração da sala do ministro Vinicius Lages durante a realização da 42ª Abav Expo, que acontece entre os dias 24 a 28 de setembro no Anhembi, em São Paulo. Com um gabinete itinerante, o ministro terá um espaço para receber visitantes, autoridades e empresários que estarão participando da feira.

As obras do artista, que prefere ser chamado apenas de Derlon, tem dimensões de 100 x 85cm, todas com pintura acrílica e spray sobre madeira, uma das características marcantes do artista. A inspiração vem do grafite de rua e das xilogravuras, onde Derlon retrata muito bem o cotidiano e as imagens que expressam a cultura popular brasileira, e em especial da região Nordeste, de onde ele veio. “Fico muito feliz em ver minha obra reconhecida e exposta num lugar tão especial e com inúmeras possibilidades de visualização”, disse.

Duas das obras que estão sendo emprestadas foram produzidas a partir de fotografias antigas de famílias que costumam enfeitar as paredes de casas comuns do interior, onde aparecem fotos de casais ou da família toda reunida. O preto e branco predomina nas pinturas que estarão em exposição pela primeira vez na Abav. A outra obra, também é uma característica marcante de Derlon, que costuma pintar aves voando em seus trabalhos.

Natural de Recife, Derlon se inspirou na literatura de cordel para dar vazão a sua arte. O estilo marcante já conquistou admiradores no exterior. Ele já expôs na França, em Londres e pintou um painel na fachada de um prédio de 40 andares em Amsterdã, em 2012. Também fez trabalhos para cenários, como os do Prêmio Tim de Música, um painel no restaurante Dalva e Dito do chef Alex Atala e ainda o cenário da peça “O Bem Amado”, com Gringo Cardia, no Rio.

shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página