Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Brasil tem mais uma praia certificada
Início do conteúdo da página

Brasil tem mais uma praia certificada

Programa internacional conduzido por ONG de educação ambiental já certificou mais de 3,8 mil praias e marinas em 46 países
  • Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2012, 13h04
  • Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2012, 13h04
  • Acessos: 372
Brasil tem mais uma praia certificada

Autor:Leana Bernardi / IAR

A Bandeira Azul na praia do Tombo, Guarujá-SP

Brasília (DF) – Mais uma praia brasileira hasteará a Bandeira Azul em suas areias. A certificação, mundialmente reconhecida como sinônimo de preservação de costas marinhas, foi concedida à Prainha, um reduto do surf no Rio de Janeiro. Com a inclusão, o país conta agora com duas praias e uma marina certificadas pelo programa.

O Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, reunido no dia 28 de setembro, em Copenhagen (Dinamarca), divulgou a certificação após  analisar as candidaturas de praias e marinas do Hemisfério Sul, temporada 2012/2013. Todos os três candidatos inscritos pelo Brasil foram aprovados. São eles: a Praia do Tombo (Guarujá/SP) e a Marina Costabella (Angra dos Reis/RJ), que recebem a certificação pelo terceiro ano consecutivo, e a Prainha (RJ), pela primeira vez.

O Programa Bandeira Azul, que já certificou mais de 3,8 mil praias e marinas em 46 países, é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo mundo. Para obtê-lo, é preciso atender a 33 critérios estabelecidos, tais como educação e informação ambiental; qualidade da água de banho; gestão ambiental; segurança e serviços. A certificação existe, no mundo, há 25 anos. No Brasil, chegou em 2006.

A coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, do Instituto Ambiental Ratones, explica que a ação tem o objetivo de elevar o grau de conscientização da sociedade sobre a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro.

O Bandeira Azul é desenvolvido pela Organização Não-Governamental Internacional Fundação para a Educação Ambiental (FEE) e tem o Ministério do Turismo como integrante do júri nacional.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página