Parque do Ibitipoca faz aniversário em alto estilo!
Gastronomia, artesanato e festivais de música integram o roteiro de natureza e aventura do Parque
Por Geraldo Gurgel
Rio do Salto no Parque Estadual do Ibitipoca (MG). Crédito: Leonardo Costa
Localizado em Lima Duarte (MG), o Parque Estadual do Ibitipoca completa 44 anos nesta terça-feira (04) e o que não faltam são motivos para comemorar. Somente em 2016, o distrito de Conceição do Ibitipoca, a 3 km da entrada do parque, recebeu 75 mil visitantes. Os cariocas representam 50% dos turistas do parque. A outra metade é dividida entre os demais estados, sendo São Paulo e Minas Gerais grandes emissores de turistas, os visitantes internacionais também já descobriram o local.
A maioria dos atrativos naturais da região que atrai visitantes de todo o Brasil e do mundo está dentro da área de conservação de 1.488 hectares no alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira. O clima ameno atrai visitantes o ano inteiro. O limite diário é de 300 turistas nos dias úteis e até 800 nos fins de semana e feriados. Além dos hotéis e pousadas do entorno, é permitido acampar dentro do parque em áreas com infraestrutura de restaurante, lanchonete e banheiros.
As principais atrações do parque são as grutas, montanhas e cachoeiras. Escolha um dos roteiros e prepare-se para longas caminhadas, vistas deslumbrantes e banhos refrescantes de cachoeira. O roteiro mais longo é o da Janela do Céu com percurso total de 16 Km. Ao longo da trilha, os turistas encontram o Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico do Ibitipoca, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Janela do Céu - que dá nome à rota - e Rio Vermelho.
Se a escolha for pelo roteiro Pico do Pião, o percurso será de 11 Km, passando pela Gruta do Monjolinho, Gruta do Pião, Gruta dos Viajantes, Pico do Pião e Ruínas da Capela no Pico do Pião. O roteiro das Águas é o mais curto, com 5 km de caminhada pelo Lago dos Espelhos, Lago Negro, Prainha, Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos e Rio do Salto.
As vilas do entorno do parque guardam outros atrativos. Em Souza, distante 30 Km de Conceição do Ibitipoca, tem passeio de bote e caiaque no Rio Grande. Já a Vila dos Moreiras, a 12 Km de Conceição do Ibitipoca, tem a parte baixa da Cachoeira Janela do Céu e a Serra da Água Santa.
A própria Conceição ostenta ruas de pedras e casario colorido, além de concentrar as principais opções de hospedagem e alimentação com pousadas, bares, restaurantes, bistrôs e lojas de artesanato. O vilarejo tipicamente mineiro tem sotaques variados e é embalado por diferentes ritmos musicais (MPB, Rock, Pop Rock, Blues e Forró). O calendário local conta com eventos todos os meses. Na agenda de julho tem os festivais de forró (15 a 16) e jazz (28 e 29). Já nos dias 25 e 26 de agosto tem o festival Ibitiblues. Antes, nos dias 5 e 6, haverá o Ibitipoca Off Rood.
A biodiversidade e a beleza cênica de Ibitipoca fizeram do vilarejo um dos locais turísticos mais visitados nas montanhas de Minas Gerais. Rústico e isolado, o distrito está a 90 Km de Juiz de Fora, 260 Km até o Rio de Janeiro e 360 Km de Belo Horizonte. Ah! Não cometa a heresia de sair de lá sem tomar um café com pão de queijo e beber uma cachacinha.