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Meio Ambiente

ONU lança campanha para reduzir descarte de plásticos em mares brasileiros

Apoiada pelo MTur, iniciativa batizada de “Mares Limpos” vai mobilizar governo, setor privado e sociedade em prol da preservação ambiental

  • Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 12h15
  • Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2017, 16h18

Nayara Oliveira


Crédito: Giulia Pelaio/Approach

 

Até 2050 poderemos ter mais plásticos do que peixes no mar. A afirmação alarmante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) acabou resultando na campanha Mares Limpos, lançada nesta quarta-feira (07), no Rio de Janeiro. A ideia da iniciativa, que conta com a parceria do Ministério do Turismo, é conter o descarte de lixo plástico nos mares brasileiros.  O Brasil é apontado pelo Fórum Econômico Mundial como número um em recursos naturais entre os 136 países analisados.

O programa já havia sido promovido mundialmente pelo PNUMA em fevereiro, durante a Cúpula Mundial dos Oceanos, em Bali (Indonésia), com o título “Clean Seas”. A proposta é mobilizar, até 2022, governos, setor privado e sociedade civil para uma diminuição drástica no descarte de plástico nos mares e o banimento de microesferas de plástico em cosméticos e produtos de higiene.

No Brasil, a campanha abordará o tema no setor turístico. “Além da preservação ambiental, precisamos pensar também que nossos rios, mares e lagoas são a fonte de renda de muitos municípios que encontram no Turismo sua principal atividade econômica. Mais do que nunca a mensagem que devemos trabalhar é a da sustentabilidade”, explicou Isabel Barnasque, coordenadora geral de Turismo Responsável do MTur.

O lixo plástico tem grande capacidade de dispersão no mar por meio de ondas, correntes e ventos. De acordo com a ONU Meio Ambiente, quase 80% de todo o lixo nos oceanos é feito do material.  Ainda segundo a organização, mais de oito milhões de toneladas de plástico vão para os oceanos, custando US$ 8 bilhões em danos aos ecossistemas marinhos e causando prejuízos à pesca e ao turismo.

 

 

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