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Institucional

Um ano de realizações no turismo

País sedia maior evento esportivo do planeta, registra recorde de entrada de estrangeiros e lança pacote para impulsionar o setor

  • Publicado: Quarta, 10 de Mai de 2017, 15h57
  • Última atualização em Quarta, 10 de Mai de 2017, 16h18

Por Mariana Oliveira


Crédito: Roberto Castro/ MTur

Os últimos 12 meses foram de boas notícias para o turismo. Do revezamento da Tocha Olímpica, passando pela Rio 2016 e culminando no lançamento de um pacote de medidas para fortalecimento do setor, o país vive um momento de efervescência no setor de viagens. Confira aqui as grandes realizações do Ministério do Turismo desde o início da atual gestão do governo federal.

Há um ano, a chama olímpica circulava por mais de 300 municípios brasileiros e projetava os atrativos do país para bilhões de pessoas no mundo. Era o esquenta para o maior evento esportivo do Planeta. O país registrou um índice de aprovação de 90% entre aqueles que vivenciaram os jogos no país.

Entre os turistas internacionais, 87,7% deles afirmaram que pretendem voltar ao Brasil após os jogos. Passado o ciclo de grandes eventos, o governo mudou o comando do Ministério do Turismo e o deputado federal Marx Beltrão assumiu a pasta em 05 de outubro de 2016.

Uma nova pesquisa do Ministério do Turismo, realizada com a população, revelou que 80% dos brasileiros acreditam que o país tem potencial turístico, mas 60% dos entrevistados acreditam que o país aproveita pouco ou nada desta vantagem comparativa. Após conversar com lideranças do setor e estudar levantamentos técnicos, o Ministério do Turismo lançou o Brasil + Turismo, pacote de medidas para impulsionar o setor de viagens no país.

De acordo com especialistas, a implementação de todas as medidas previstas no pacote podem gerar 6 milhões de empregos e praticamente dobrar o número de turistas estrangeiros no Brasil, dos atuais 6,6 milhões para 12 milhões, além de triplicar o faturamento do país com o setor dos US$ 6 bilhões para US$ 19 bilhões. Entre as medidas propostas estão a ampliação da promoção internacional, o aumento na conectividade aérea e a estruturação dos destinos.

"A realização da Olimpíada foi um marco para o país e o começo de uma nova era para o turismo nacional. Saímos vitoriosos, mas foi apenas o começo de uma longa batalha para incluir o país na lista dos principais destinos turísticos do mundo", comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

No ambiente digital, o Ministério do Turismo também registrou avanços significativos. Nas principais redes sociais em que atua, houve um salto de pelo menos 33% no número de conexões. No Twitter, o número de seguidores mais que dobrou. Saiu de 217.579 em maio de 2016 para 442.217. No Facebook, houve um crescimento de quase 180 mil novos fãs, passando de 537 mil para 716 mil nos últimos 12 meses.

Facebook – crescimento de 179.098, salto de 33%

Em 2016 – 537.084
Em 2017 – 716.182

Twitter – crescimento de 224.638, salto de 103%

Em 2016 – 217.579
Em 2017 – 442.217

Instagram – crescimento de 36.604, salto de 50%

Em 2016 – 73.742
Em 2017 – 110.346

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