Parabéns, turismo nacional!
Oficializada em 2012, data homenageia setor responsável por 7,3 milhões de empregos diretos e indiretos. MTur investe em ações para fortalecer a atividade
Por Lívia Nascimento
Turismo em Natal. Crédito: Embratur
Esta segunda-feira (08) será especial para o Ministério do Turismo que celebra o Dia Nacional do Turismo. A data oficializada em 2012 pela Lei 12.625/2012 é uma referência ao dia 8 de maio de 1916, quando o Paraná solicitou que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque, dando origem a Parque Nacional do Iguaçu.
No Brasil, o turismo responde por 3,7% do Produto Interno Bruto e é responsável por 7,3 milhões de empregos diretos e indiretos. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o país é considerado a 10ª economia turística do mundo. No entanto, ainda há muito o que avançar. Pensando nisso, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, lançou no início de abril o Brasil + Turismo, pacote de medidas para fortalecer o setor no Brasil.
“O Turismo é um setor importante da economia brasileira, responsável pelo desenvolvimento das regiões, além da geração de emprego e renda. Ele precisa ser cada vez mais valorizado e essa tem sido a minha missão à frente do Ministério do Turismo”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Entre as ações anunciadas estão a qualificação profissional, modernização da Lei Geral do Turismo, melhor aproveitamento das áreas da União, modernização do modelo de gestão da Embratur, atualização do Mapa do Turismo e emissão de vistos eletrônicos, até o fim de 2017, para turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão.
Todas as medidas têm como finalidade trazer soluções técnicas para gargalos históricos, aumentar o número de turistas nacionais e estrangeiros, contribuir para melhorar destinos nacionais, proporcionar o desenvolvimento regional e gerar emprego e renda. A expectativa é de passar de 60 milhões para 100 milhões de brasileiros viajando pelo país em 2022, além de ampliar o número de turistas internacionais de 6,5 milhões para 12 milhões no mesmo ano.
PERSPECTIVAS PARA 2017 - E o mercado está otimista pata este ano, segundo a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (PACET) do Ministério do Turismo. Quase 90% dos entrevistados informaram que investirão em seus negócios. Destaque para os segmentos de transporte aéreo, locadoras de automóveis e operadoras de turismo onde 100% dos entrevistados afirmaram que realizarão investimentos. A expectativa também é elevada nas áreas de meios de hospedagem (94%), promotora de feiras (82%) e agência de viagens (82%).
Para 81% do mercado pesquisado, a expectativa é de crescimento, amparado pela perspectiva de retomada do crescimento econômico e aumento no número de brasileiros viajando pelo Brasil. A pesquisa ouviu representantes das 80 maiores empresas de turismo do país. O trabalho realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o setor turístico desenha um cenário positivo para o turismo no Brasil.