Oportunidades de qualificação profissional na FIT Pantanal
2ª edição da FIT Pantanal, em Cuiabá, divulga produtos e serviços turísticos regionais voltados para o desenvolvimento sustentável do Mato Grosso
Por Geraldo Gurgel
Crédito: Geraldo Gurgel
Os representantes do trade turístico de Mato Grosso estão otimistas com a realização da Feira Internacional de Turismo do Pantanal. Com a temática voltada para o desenvolvimento sustentável, a expectativa é de que a feira deixe um grande legado na divulgação dos produtos e do potencial turístico de Mato Grosso.
A secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Teté Bezerra, irá representar o ministro do Turismo, Marx Beltrão, na abertura da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT), no Centro de Eventos do Pantanal. O evento segue até o domingo (23) e contará ainda com a presença do secretário Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo, Neusvaldo Lima.
“Em um país considerado pelo Fórum Econômico Mundial o primeiro em recursos naturais no mundo, falar em desenvolvimento sustentável do turismo é uma obrigação. A FIT Pantanal é uma prova de que os mato-grossenses estão atentos e colocando a questão da sustentabilidade como pauta permanente dos governos, entidades e instituições que lidam com turismo no estado”, avaliou a secretária Teté Bezerra.
O Ministério do Turismo participa da Feira com um estande onde divulgará seus programas e ações e fará atendimento ao público. Na sexta-feira (21), a secretária ministrará a palestra “A Estratégia Nacional de Qualificação e Comercialização Turística”, reforçando a importância das ações de qualificação e promoção desenvolvidas pela Pasta.
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso/Sindetur, Oiran Gutierrez, a FIT será uma grande oportunidade para promover a integração dos segmentos envolvidos. “Com este evento, esperamos também encontrar novas soluções para alavancar o desenvolvimento do setor turístico em todos os polos regionais de Mato Grosso”, assinalou.
Oiran argumentou ainda que a FIT será uma grande vitrine para os que já conhecem e para os que desejam conhecer as potencialidades de Mato Grosso. “Recebemos muitos estrangeiros para conhecer o Pantanal e outros pontos, mas queremos também que as pessoas que moram aqui, conheçam as belezas naturais de nossas regiões”, observou.
A Feira Internacional de Turismo do Pantanal marca a atividade turística em Mato Grosso e funciona de forma organizada com espaços destinados a cada segmento do turismo. No Centro de Eventos do Pantanal, as pousadas, hotéis, operadoras de turismo, companhias aéreas, agências de viagens e outros setores tem a possibilidade de apresentar seu trabalho.