Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Roteiros goianos para exportação
Início do conteúdo da página
destinos

Roteiros goianos para exportação

Evento realizado na Embaixada do Brasil, em Lisboa, apresentou aos portugueses os atrativos do turismo religioso, de aventura e de lazer no coração do Brasil

  • Publicado: Terça, 21 de Março de 2017, 11h13
  • Última atualização em Terça, 21 de Março de 2017, 12h31

Por Geraldo Gurgel

O secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, acompanhado de representantes do governo de Goiás e dos municípios de Trindade, Caldas Novas e Alto Paraiso, na Chapada do Veadeiros, participou, em Portugal, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de evento para promover o turismo goiano para as autoridades do setor e operadoras turísticas de Portugal e Europa. Os dirigentes de turismo, agências de viagem e de companhias aéreas foram recebidos pelo conselheiro da embaixada do Brasil, em Lisboa, Pedro Taunay. No encontro, os representantes brasileiros falaram sobre a diversidade de atrativos para quem vista Goiás, no Centro-Oeste brasileiro. Os três municípios goianos se destacam pela representatividade que exercem em segmentos diferentes do turismo.


Crédito: Embratur

Caldas Novas

Considerado o maior manancial hidrotermal do mundo, o destino conta com parque hoteleiro diversificado, parques aquáticos e piscinas hidrotermais. A cidade recebe anualmente mais de dois milhões de visitantes de todas as idades. Além das águas termais, o ecoturismo é outra vocação no município – turistas podem desbravar o lago da Represa de Corumbá e o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, com trilhas e cachoeiras. Outro atrativo é o Santuário de Nossa Senhora Salete, situado no Morro do Capão. O local proporciona uma vista panorâmica da cidade, além de momentos de contemplação, meditação e reflexão. A cidade conta ainda a energia espiritual do Jardim Japonês, onde o turista passeia pela tradição budista. O turismo de eventos como o festival de música sertaneja Caldas Country contribui para a atração de turistas o ano inteiro.


Crédito: Embratur

Alto Paraíso

Misticismo, aventura e cachoeiras atraem milhares de visitantes do mundo inteiro a Alto Paraíso. O povoado de São Jorge é porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A área de proteção do Cerrado é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A beleza do lugar, com mais de 120 cachoeiras catalogadas é única no “Coração do Brasil”. A região é o destino preferido dos amantes de esportes e atividades de aventura na natureza. Já o herbário de Alto Paraíso guarda as propriedades medicinais das plantas do cerrado. O clima de misticismo e espiritualidade é muito presente na cidade. A cozinha vegetariana é variada e recebe a influência de diferentes partes do Brasil e do mundo. São seguidores de rituais exotéricos que se mudaram para a Chapada dos Veadeiros e abriram restaurantes, lanchonetes e pousadas alternativas que oferecem alimentação saudável, criativa e saborosa.


Crédito: Governo Goiás

Trindade

A "Capital da Fé" de Goiás, na região metropolitana de Goiânia, se destaca pelas peregrinações ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. O destino religioso, de tão movimentado, já conta com a construção do quarto templo católico para receber fiéis de todas as regiões do Brasil. A devoção teve início com uma capela de palha de Buriti erguida pelos garimpeiros Ana Rosa e Constantino Xavier, casal que, em 1843, encontrou uma medalha com a ilustração da Santíssima Trindade. Durante a Festa de Trindade, a Romaria dos Carreiros reúne centenas de carros de boi. Muitos fieis saem de Goiânia a pé pela estrada de 17 Km, também conhecida como Rodovia dos Romeiros.

registrado em:
Fim do conteúdo da página