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Institucional

MTur reforça a importância da qualificação em Salão de Turismo

Pasta apresenta principais programas para gestores e trade turístico

  • Publicado: Sexta, 17 de Março de 2017, 16h47
  • Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2017, 12h39

Por Cynthia Ribeiro

A qualificação profissional é uma poderosa estratégia de mercado e fundamental para o desenvolvimento do setor. A afirmação foi feita pela secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Teté Bezerra, durante o 23º Salão Paranaense de Turismo nesta quinta-feira (16). No evento, realizado em Curitiba, ela defendeu a preparação dos profissionais do setor como uma aposta certa para promover melhor os roteiros e consolidar os destinos.


Presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba,  Tatiana Turra,  prefeito de Curitiba, Rafael Greca, secretária de Qualificação do MTur, Teté Bezerra, e o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe. Crédito: Pedro Ribas/ Prefeitura de Curitiba

“A pessoa que trabalha com turismo, seja operador, guia, ou gestor, tem que estar preparado para receber bem. Este setor é uma atividade econômica que tem uma relação íntima com a qualidade dos serviços ofertados”, disse. “Saber comercializar os destinos traz uma maior competitividade”, completou.

Para o público formado por gestores municipais e federais, acadêmicos, além de representantes do trade turístico, Teté Bezerra detalhou os principais programas do MTur voltados para qualificação. Também reforçou a importância das parcerias e uma maior articulação entre os diversos setores para a definição das ações. “Os projetos têm que ser pensados para alcançar os mais diversos públicos e o ministério atua em parceria com os estados e municípios para definir melhor sua atuação”, garantiu.

Entre as iniciativas apresentadas pela secretária está o Pronatec Turismo Cidadão Técnico, o MedioTec, lançado este ano. Teté também falou sobre a modalidade de ensino à distância do Pronatec. A iniciativa atenderá os 2.175 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro, sendo 182 cidades do Paraná, com a oferta de 25 cursos, que vão de recepcionista a operador de produção em unidade de tratamento de resíduos, passando por produtor de cerveja e idiomas como inglês e espanhol básicos.

O secretário Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Lourenço Kürten, também defendeu uma atuação conjunta das diversas áreas e lembrou que, desde 2005, o munícipio mantém parcerias com o ministério. “Nós tratamos a capacitação como uma das prioridades. Somos parceiros do ministério há 12 anos e Foz deu um grande salto nesta questão. Estamos focados em melhorar a qualidade dos nossos serviços através de capacitação”, disse. Atualmente, a cidade ocupa o 2º lugar no ranking entre os roteiros mais visitados do Brasil.

NA PALMA DA MÃO - A plataforma Braços Abertos também foi destacada na apresentação. A iniciativa ofertará vagas ilimitadas e gratuitas para cursos de 80 horas sobre temas como prevenção à exploração sexual, educação ambiental e noções de direitos humanos, por exemplo. O conteúdo poderá ser acessado, já neste semestre, por smartphones, tablets ou qualquer dispositivo com acesso à internet.

Servidores municipais e estaduais que trabalham com turismo também poderão participar do curso de Qualificação para Gestores Públicos por meio da plataforma digital. Com 50 horas e vagas ilimitadas, a capacitação dará ênfase às áreas como de planejamento e legislação. A iniciativa está prevista para ser disponibilizada no segundo semestre de 2017.

SALÃO DE TURISMO - O maior evento de turismo do Paraná segue até este sábado (18), com painéis sobre qualificação, feira de negócios, mostra de regiões turísticas do estado, entre outras atividades. O evento é promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) e reúne empresas e instituições do setor turístico.

“A instituição trabalha para ver nosso associado e os profissionais do trade cada vez mais capacitados”, disse o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe. “Participar de um evento como esse significa buscar oportunidade, novos negócios, conhecer novos produtos e destinos e novas ferramentas de trabalho. O turismo também é feito de relacionamentos”, concluiu.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que participou da abertura do Salão, também registou que para multiplicar riquezas transformando a história e os atrativos locais em produto turístico, a capacitação é fundamental. 

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