Casal que juntou moedas para viajar passa férias em Aracaju
Monique Cleto e Raphael Paiva ficaram conhecidos pela estratégia bem-sucedida de economizar para conhecer novos destinos
Por Gabriel Fialho
Crédito: Arquivo Pessoal
Na estrada para realizar o sonho de conhecer o país, o casal Monique Cleto, 37 anos, e Raphael Paiva, 34, agora passa férias em Aracaju (SE). Acompanhados pela filha Júlia, 12, os cariocas conseguiram juntar R$ 4,3 mil em moedas, guardadas em duas garrafas PET, e em notas de dois e cinco reais. A economia para as férias na capital sergipana começou após o último passeio, em abril do ano passado, a Fortaleza (CE). A estratégia também rendeu uma viagem a Maceió (AL), em março de 2015, primeira vez que a família saiu do Estado do Rio de Janeiro.
No último mês, o casal teve a oportunidade de conhecer Brasília. Monique e Raphael foram convidados para a primeira edição do programa “Falando em Turismo”, bate-papo no Facebook e Twitter do Ministério do Turismo, que tem como objetivo promover a discussão nas redes sociais de temas ligados à atividade. Quando voltaram para casa, deram início ao planejamento das férias, marcadas para fevereiro.
“Pesquisei pela internet sobre alguns lugares que a gente queria ir”, comenta Monique, que trabalha em um salão de beleza. Como uma de suas clientes é agente de viagem, ela pediu auxílio na definição de um roteiro que coubesse no bolso da família. “Ela nos deu duas opções. A gente foi pesquisar e optamos por Aracaju por conta do passeio nos Canions do Xingó, que é muito bonito, e no Mangue Seco, que achei bem interessante”, explica.
Crédito: Arquivo Pessoal
A determinação e o planejamento da família estão fazendo a viagem ser bem proveitosa, mesmo que por um período curto. “É um custo-benefício que vale a pena. E olha que a gente está em alta temporada, fevereiro, próximo ao carnaval. Pelo que tem e pelo que a gente faz, pensava que ia ser mais caro”, analisa Raphael.
Em um tour por Aracaju, logo no primeiro dia, eles conheceram o Museu da Gente Sergipana, o Mirante Santo Antônio e o Mercado Municipal. Raphael destacou a interatividade do museu e comemorou a chance de aprender um pouco mais sobre Sergipe. “O passeio do museu foi muito importante para conhecer um pouco da cultura local, uniu divertimento com conhecimento”.
Crédito: Arquivo Pessoal
Nos dias seguintes, eles passearam pela orla da Praia de Atalaia, conheceram o Projeto Tamar, o Mangue Seco, a Crôa do Goré e a Ilha dos Namorados. Eles agendaram ainda passeios pelos Cânions do Xingó, nesta sexta (10), e Parque dos Falcões no sábado (11).
“O passeio está sendo maravilhoso. O pessoal de Sergipe, de Aracaju, todo mundo é bem acolhedor. A cidade é limpa e linda. Tivemos apoio desde a chegada no aeroporto até o hotel. O pessoal é solícito e dá atenção total para qualquer pessoa, o tratamento é igual para todo mundo, são todos educados”, elogia Raphael.
A família voltará no domingo (12) para casa, após seis dias de viagem por Sergipe. E Monique garante que assim que desembarcar vai dar início ao planejamento para as próximas férias, usando a mesma tática, juntando todo trocado que sobra.
Confira no vídeo abaixo o tour do casal por Brasília: