Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo pede apoio para qualificação de profissionais do setor
Início do conteúdo da página
Qualificação

Turismo pede apoio para qualificação de profissionais do setor

Em audiência no Ministério da Educação, ministro Marx Beltrão ressaltou a importância da profissionalização do setor para a geração de empregos

  • Publicado: Quarta, 28 de Dezembro de 2016, 09h49
  • Última atualização em Quinta, 29 de Dezembro de 2016, 10h21

 Por Mariana Oliveira


Ministro Marx Beltrão, secretário executivo do MTur, Alberto Alves, e secretária de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, em audiência no MEC. Crédito: Roberto Castro/MTur

A qualificação profissional tem sido um dos requisitos mais importantes para a contratação no setor do Turismo. Porém, o número de vagas ofertadas nos últimos anos não atendeu às expectativas e ao crescimento do setor. Com essa demanda em mãos e a necessidade de não só ofertar, mas também acompanhar os estudantes durante todo o curso e medir a empregabilidade resultante da qualificação, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, foi ao Ministério da Educação para se reunir com o ministro Mendonça Filho e técnicos da área do Pronatec nesta terça-feira (27).

No início de 2016, o Ministério do Turismo demandou 75 mil vagas de qualificação ao MEC, porém a oferta não chegou a 7% desse número, ficando em 5 mil em todo o país. Como o turismo é uma atividade com grande capilaridade e os cursos são oferecidos apenas pelo Sistema S e universidades públicas, apenas 1,9 mil vagas foram preenchidas.

“Me reuni com todo o trade turístico para levantar os gargalos do setor e uma das principais queixas foi em relação à oferta de qualificação. O turismo, ao contrário de outros setores da economia que vêm retraindo, cresce a cada ano. A necessidade de qualificação naturalmente segue esta tendência. Precisamos ter mais opções de cursos para atender a todos os municípios turísticos brasileiros”, afirmou o ministro do Turismo.

O ministro Mendonça Filho pediu à área técnica responsável pelas ações de qualificação do MEC para fazer um mapeamento, junto ao Ministério do Turismo, das vagas e localidades necessárias. O resultado desse estudo será divulgado no início de 2017.

QUALIFICAÇÃO DE GUIAS DE TURISMO – Além da qualificação via Pronatec, o ministro Marx Beltrão levou ao ministro da Educação um pleito da Federação Brasileira de Guias de Turismo (Fenagtur) sobre a necessidade de realização de curso técnico para guias em dez estados da federação, com carga horária mínima de 800 horas.

De acordo com a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, “a profissão de guia é uma das mais importantes da cadeia do Turismo. Mas para ser um bom profissional, a qualificação é fundamental. Porém, a oferta de cursos hoje é pequena e a mensalidade chega a custar até R$ 420,00 em vários municípios brasileiros”. O pleito será analisado pelas áreas técnicas do MTur e MEC para alinhamento e atendimento à demanda.

registrado em:
Fim do conteúdo da página