Dirigentes estaduais do turismo se reúnem no Rio de Janeiro
Revisão da lei geral do setor e atualização do Plano Nacional do Turismo foram alguns dos temas abordados no encontro
Por Gustavo Henrique Braga
Secretário Neusvaldo Lima (ao centro) participa de reunião do Fornatur. Crédito: Ascom Setur-RJ/TurisRio
Representantes das secretarias estaduais de turismo de todo o Brasil se reuniram nesta quarta-feira (7), no Rio de Janeiro, no último encontro do ano, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O evento contou com a participação do Secretário Nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo, Neusvaldo Lima.
Durante o evento, o secretário falou sobre a revisão da Lei Geral do Turismo, proposta pela Pasta, e sobre a atualização do Plano Nacional de Turismo, que compreenderá os anos de 2017 a 2020. “O Ministério do Turismo está preparando um pacote de medidas para alavancar o setor, além de gerar emprego e renda para o país. O projeto deverá ser apresentado ao presidente Michel Temer nos próximos dias”, disse.
Entre os temas que serão abordados no pacote estão a isenção de vistos, a modernização do modelo de gestão da Embratur, a legalização de cassinos integrados a resorts e o aumento da conectividade aérea.
Nilo Sérgio Felix, presidente do Fornatur e Secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, pediu mais investimentos do MTur em áreas como cadastramento, fiscalização e manutenção de equipamentos turísticos, mas se disse otimista com as propostas apresentadas pela Pasta. "A apresentação do ministério foi muito bem recebida. Agora vamos acompanhar para que o discurso seja aplicado na prática", declarou.
PARCERIA - Durante o Fornatur também houve o lançamento da parceria entre a Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e o Parque Nacional da Tijuca. A parceria prevê a exposição, no parque, de 60 peças de artesãos cadastrados no Programa de Artesanato do Estado, conduzido pela Setur-RJ.