Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Sustentabilidade: MTur participa de seminário sobre o tema no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página
Turismo responsável

Sustentabilidade: MTur participa de seminário sobre o tema no Rio de Janeiro

Na ocasião houve, ainda, a  segunda reunião do grupo de trabalho da International Organization for Standardization (ISO) responsável pelo desenvolvimento de uma nova norma de sustentabilidade para os meios de hospedagem

  • Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2016, 18h18
  • Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2016, 18h18

Por Gustavo Henrique Braga

Isabel Barnasque, do MTur. Carolina Braga/CNC
Isabel Barnasque, do MTur. Crédito: Carolina Braga/CNC

 

A diretora substituta do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque, participou nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, do Seminário Internacional de Turismo Sustentável, evento que conta com parceria institucional da Pasta. Durante a abertura, Isabel enfatizou a importância da construção de uma agenda conjunta entre todos os envolvidos no setor em 2017, o “Ano Internacional do Turismo Sustentável”, declarado pela Organização Mundial do Turismo (OMT). 

O encontro ocorreu na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e também contou com a presença de integrantes da própria CNC, do Sebrae e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os participantes puderam acompanhar apresentações sobre temas como hotelaria, operadoras, destinos, unidades de conservação e normalização.

“O Brasil, na condição de número um em recursos naturais segundo ranking do Fórum Econômico Mundial, deve ter um olhar ainda mais atento ao tema da sustentabilidade”, disse.

Após a abertura, foram feitas apresentações de cases de sucesso da gestão da sustentabilidade nos meios de hospedagem. O seminário contou também com mesas redondas para abordar a contribuição de operadoras, parques e do setor de alimentação para o tema.

NORMA ISO DE SUSTENTABILIDADE - O seminário acontece em paralelo à segunda reunião do grupo de trabalho da International Organization for Standardization (ISO) sobre turismo sustentável. O grupo trabalha no desenvolvimento de uma nova norma de sustentabilidade para os meios de hospedagem com base na norma brasileira da ABNT, que foi elaborada com a participação do Ministério do Turismo.

A proposta de criação da norma internacional de sustentabilidade para meios de hospedagem foi feita pelo Brasil em 2015 e aprovada oficialmente em maio de 2016. Esse trabalho é realizado pelo comitê técnico responsável pela elaboração das normas internacionais do setor turístico, composto por 58 países de todos os continentes. A aprovação levou o Brasil a liderar e coordenar o processo. A conquista é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pelo setor turístico no País há mais de uma década.

registrado em:
Fim do conteúdo da página