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Institucional

Turismo libera recursos para grandes obras em São Paulo

Valores pagos pelo MTur dão continuidade às reformas de Interlagos e do Complexo do Anhembi. Projetos fazem parte do PAC Turismo

  • Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2016, 18h18
  • Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2016, 19h07

 

Por André Martins

 

GP Brasil de F1 no Autódromo de Interlagos. Crédito: divulgação/Embratur
GP Brasil de F1 no Autódromo de Interlagos. Crédito: divulgação/Embratur

 

O Ministério do Turismo liberou o pagamento de R$ 54 milhões à reforma do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, um ícone do automobilismo nacional que recebe o GP Brasil de Fórmula 1 neste domingo. Os recursos, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento do Turismo (PAC Turismo), garantem a continuidade da adequação do local a exigências da categoria, além de permitir que ele mantenha a etapa brasileira da modalidade até 2020.

O contrato, firmado em 2013 com a Prefeitura Municipal, soma um total de R$ 160 milhões, que com o repasse desta semana atinge R$ 81,8 milhões executados. A primeira etapa dos trabalhos, realizada ainda no segundo semestre de 2014, incluiu obras como o recapeamento da pista, o alargamento da entrada dos boxes e a criação de uma área de escape na curva ‘S do Senna’. No ano passado, foi entregue o novo paddock, área situada atrás dos boxes, que passou de 8m para 10m de largura, e a nova área de convivência das equipes.

Recentemente, houve a conclusão do edifício de apoio e do centro operacional do autódromo, onde funcionará todo o controle da corrida e no qual se encontra o ‘box zero’, a área da balança para carros. Em 2013, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) elegeu o GP Brasil como o mais bem organizado da temporada, com base em avaliações de equipes que disputam o mundial de F1.

Segundo a SPTuris, a Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, a Fórmula 1 movimenta cerca de R$ 260 milhões na economia local, com gastos em hospedagem, alimentação, compras e lazer, entre outros. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, enfatiza que a reforma de Interlagos ajuda a consolidar a vocação da capital para o turismo de eventos. “Atrações como a F1 são essenciais para o nosso objetivo de desenvolver o turismo no Brasil. Mostramos ao mundo que podemos proporcionar uma ótima experiência a visitantes, como provam a Copa do Mundo e a Olimpíada, e é importante mantermos essa imagem para atrairmos cada vez mais eventos internacionais”, observa.

Dados do Ministério do Turismo apontam São Paulo como a principal porta de entrada de viajantes estrangeiros no país, motivados especialmente por eventos e negócios. Além disso, números de 2015 indicam o segmento como o segundo maior fator de atração ao Brasil deste público, que gasta quase o dobro em relação ao visitante a lazer.

Fábrica do Samba - O MTur também repassou R$ 22 milhões à construção da Fábrica do Samba. Trata-se de um espaço de 77 mil m² no bairro da Barra Funda, com 14 galpões que vão abrigar barracões de escolas de samba. A estrutura, a pouco mais de mil metros do Sambódromo do Anhembi, vai ajudar a reduzir o risco de acidentes no transporte de carros alegóricos, fantasias e adereços.

A Fábrica será também um novo ponto turístico da cidade, onde turistas e moradores poderão conhecer um pouco da riqueza cultural do Carnaval paulistano. O custo total do empreendimento é de R$ 40 milhões, dos quais R$ 5,4 milhões já haviam sido liberados pelo MTur.

Complexo do Anhembi - O Ministério concedeu ainda R$ 617,3 mil à reforma do Anhembi Parque, que já recebera R$ 1,4 milhão de um total de R$ 60 milhões programados. Maior espaço de eventos da América do Sul, o local sedia algumas das principais feiras do país. O projeto envolve obras de acessibilidade em todo o pavilhão, além de intervenções na parte elétrica e a reforma dos pisos.

PAC Turismo - O foco do programa é a reforma e construção de centros de convenções, bem como a implantação de sinalização turística. Por meio do PAC Turismo, o MTur assinou contratos que somam R$ 461 milhões, destinados a 11 espaços de eventos. O objetivo é descentralizar o mercado do segmento, ainda fortemente concentrado no eixo Rio-São Paulo.

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