Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo busca investimentos em fórum de empresários do Mercosul
Início do conteúdo da página
Institucional

Turismo busca investimentos em fórum de empresários do Mercosul

Após ciclo de megaeventos, Brasil apresenta oportunidades de negócio para o setor produtivo em Buenos Aires

  • Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2016, 11h01
  • Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2016, 11h30

Por Darse Júnior

Ministro do Turismo, Marx Beltrão, participa do 21º Meeting Internacional do Grupo Lide, na Argentina. Foto: Darse Júnior
Ministro do Turismo, Marx Beltrão, participa do 21º Meeting Internacional do Grupo Lide, na Argentina. Foto: Darse Júnior


Os empresários do Mercosul foram convidados a investir no turismo brasileiro durante o 21º Meeting Internacional do Grupo Lide nesta sexta-feira (14), em Buenos Aires, Argentina. O ministro do Turismo, Marx Beltrão ressaltou que o país esteve em evidência no cenário mundial por conta dos megaeventos realizados nos últimos anos e o turismo saiu fortalecido como alavanca do desenvolvimento econômico do país.

“Realizamos, com sucesso, o maior evento esportivo do planeta. Chegou a hora de transformarmos esse capital de imagem em oportunidades de negócios, empregos e renda para brasileiros e argentinos”, comentou Marx Beltrão. Ele ressaltou que pesquisa com os turistas estrangeiros durante os jogos revelou que 88% dos visitantes internacionais pretendem voltar ao Brasil. “O desafio agora é criar condições para que eles realmente voltem. Se atuarmos juntos seremos mais fortes e ampliaremos as nossas possibilidades em um mercado tão competitivo como o de viagens”, afirmou.

Na pauta do encontro, temas como a isenção de vistos, a implantação de uma política de multidestinos com rotas integradas entre Brasil e Argentina e a melhoria da conectividade. “Brasil e Argentina têm ofertas turísticas complementares. Nós somos fortes no segmento de sol e praia, vocês têm a Patagônia. Precisamos misturar, de uma vez por todas, o samba e o tango; a feijoada e a empanada; a praia e a neve”, destacou.

A promoção conjunta nos mercados internacionais de longa distância, especialmente a China, também foi colocada como um projeto prioritário. A ideia é desenvolver ações conjuntas de propaganda nos mercados estratégicos e participar das maiores feiras de turismo no mundo com espaços compartilhados como já fazem Nova Zelândia e Austrália. “Esta é uma solução para otimizarmos os nossos recursos, ampliarmos a nossa visibilidade e, consequentemente, aumentarmos o fluxo turístico nos nossos países”, explicou o ministro.

Estiveram presentes no fórum de líderes empresariais os maiores nomes do setor produtivo do Brasil e Argentina, entre eles, o prefeito eleito de São Paulo, João Dória, o ex-ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, a senadora Ana Amélia (PP-RS), o deputado federal e presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Pedro Vilela (PSDB-AL), e o governador de Goiás, Marconi Perillo. O encontro do Grupo Lide segue até domingo (16).

registrado em:
Fim do conteúdo da página