Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Parabéns, Porto Velho!
Início do conteúdo da página
Data Comemorativa

Parabéns, Porto Velho!

Capital de Rondônia celebra seus 102 anos e Agência de Notícias do Turismo apresenta alguns de seus principais atrativos turísticos

  • Publicado: Domingo, 02 de Outubro de 2016, 09h24
  • Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2016, 11h22

 

Estrada de ferro. Crédito: Divulgação Embratur

A cidade de Porto Velho celebra neste domingo (02) seu aniversário de 102 anos. Com uma rica história, a capital de Rondônia tem entre seus principais cartões-postais o complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.Construída entre 1907 e 1912, a estrada de ferro foi uma das principais vias de transporte de produtos que eram vendidos na região, como a borracha, até o oceano Atlântico. Após sessenta anos em atividade, a ferrovia foi desativada, e no ano de 2008 a Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Sua estrutura foi revitalizada e a estrada se tornou um dos principais atrativos turísticos da cidade.

Outra boa pedida para quem deseja conhecer a cidade é o tour de barco pelo Rio Madeira. Principal braço direito do Rio Amazonas, o Rio Madeira oferece uma visita inesquecível pela fauna e flora de Porto Velho. Durante uma hora de passeio, é possível chegar bem perto da usina hidrelétrica de Santo Antônio, passar por baixo da ponte que liga o estado do Acre a Rondônia e conhecer a comunidade de São Sebastião, uma das mais antigas comunidades ribeirinhas da região. E quem tiver sorte, pode até ver os peixes-boi e os botos pelas águas amarronzadas do Madeira, enquanto desfruta de um delicioso peixe frito durante o passeio de barco, que se torna ainda mais agradável se for realizado no fim de tarde, para contemplar o fantástico pôr-do-sol.

Catedral da cidade. Crédito: Divulgação MTur

A igreja de Santo Antônio do rio Madeira e a Catedral do Sagrado Coração de Jesus são outros importantes pontos turísticos para os peregrinos e para quem quer apenas conhecer belas histórias. Formada internamente por pinturas, luzes, palavras postas na cúpula, nas paredes, nos arcos, coreografia de Santos e de Anjos, além vitrais multicoloridos, a Catedral está fechada para reforma e ainda sem previsão de data para reabertura ao público, mas merece uma foto como recordação da fachada. Já a igrejinha, é a prova viva de resistência. Construída antes mesmo da inauguração de Porto Velho, foi reconstruída duas vezes, e em 2008 resistiu às explosões feitas nas pedras da cachoeira para a construção da usina hidrelétrica que carrega o mesmo nome do templo. Hoje, a igreja pintada de azul e branco virou ponto turístico para receber milhares de visitantes.

O desenvolvimento da infraestrutura turística de Porto Velho é uma das premissas do Ministério do Turismo (MTur). Desde sua criação, o MTur já investiu mais de R$ 20,9 milhões em obras de implantação e recuperação de praças; apoio a projetos de infraestrutura turística; construção de Centro de Atendimento ao Turismo e implantação de sinalização turística.


registrado em:
Fim do conteúdo da página