Fornatur e MTur discutem legado olímpico e investimentos para estruturar o setor
Encontro realizado durante a 44ª Abav Expo Internacional, em São Paulo, também debateu parceria para acompanhamento do Cadastur
Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Foto: Paulino Menezes/Ascom
Os secretários nacionais de Estruturação do Turismo, Neusvaldo Lima e de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, se reuniram nesta quinta-feira (29) com o Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O Durante os assuntos tratados no encontro estava o legado dos jogos olímpicos e paralímpicos da Rio 2016 e a avaliação de que não foram apenas obras físicas e de mobilidade urbana que ficaram para a cidade, mas a imagem de um país de povo acolhedor, diversidade cultural e de atrativos para todos os públicos.
Dados do Fornatur indicam que 410 mil estrangeiros e 760 mil brasileiros visitaram o Rio de Janeiro, sendo que a maioria manifestou o desejo de retornar. Os secretários avaliam que o momento é de tirar proveito dessa imagem positiva e exposição espontânea do Brasil para diversificar as viagens e a divulgação dos atrativos espalhados pelo restante do país.
Uma das ações para atrair turistas estrangeiros seria a continuação da isenção de vistos, e até a ampliação, para países considerados estratégicos para o turismo brasileiro. Os secretários também defenderam a permanência da Casa Brasil, espaço de divulgação do turismo, da cultura e da inovação brasileira, no Boulervard Olímpico, que atraiu mais de meio milhão de visitantes em 45 dias.
Para Neusvaldo Lima, secretário nacional de Estruturação do Turismo, as 17 mil obras estruturantes realizadas pelo Ministério do Turismo se somam as ações de promoção e marketing para o fortalecimento do setor. “Obras como a construção e reforma de centros de convenções impactam diretamente no turismo de eventos e outros setores da economia”, disse. O secretário explicou ainda que outra opção para obras de infraestrutura é o orçamento impositivo, via emendas parlamentares, individuais ou de bancada por estado.
O Cadastur, cadastro do Ministério do Turismo que controla a prestação dos serviços turísticos regulamentados, também esteve na pauta da reunião. A secretária Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, informou que a ABAV disponibilizará a base de dados da Abav para facilitar a atualização do Cadastur e controle do segmento de viagens. “Iniciamos uma parceria para acompanhamento do Cadastur e combater a informalidade de agências não qualificadas, assim como de outros serviços de castro obrigatório”, anunciou. A secretária propôs, ainda, um grupo de trabalho do MTur, em parceira com o Fornatur, para melhorar e modernizar a ferramenta para facilitar o aceso ao conteúdo e maior controle e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos.