Turismo participa de solenidade do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Ministro do Turismo acompanhou a entrega de comenda no Senado Federal
Por Mariana Oliveira
Ministro participa de solenidade no Senado Federal. Crédito: Paulino Menezes
No Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência (21), o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, participou de uma solenidade no Senado Federal para homenagear personalidades que contribuíram ou contribuem para a defesa das pessoas com deficiência no Brasil.
O Ministério do Turismo tem trabalhado em ações e projetos para inclusão das pessoas com deficiência no turismo. No último mês, a Pasta lançou uma cartilha com dicas para os prestadores de serviço do setor atenderem bem turistas com deficiência. O Ministério do Turismo conta, ainda, com um site colaborativo para avaliação da acessibilidade de estabelecimentos e atrativos turísticos: O Guia Turismo Acessível
Para Alberto Alves, o prêmio é um reconhecimento e uma amostra de que é possível, com ações simples, mudar a vida das pessoas com deficiência. "Estou muito emocionado por estar aqui hoje e conhecer essas pessoas que contribuem de forma tão importante para a defesa das pessoas com deficiência. Recentemente vimos nos Jogos Paralímpicos exemplos marcante de superação, e tenho certeza que esses ensinamentos mobilizarão empresários do turismo, parlamentares, gestores públicos para criar condições para que o turismo seja acessível para todos", afirmou o ministro.
A sessão foi marcada pela entrega da Comenda Dorina de Gouvêa Nowill para cinco pessoas que contribuíram de maneira expressiva para a defesa das pessoas com deficiências: Fernando Antônio Pereira Gomide, Flávio José Arns, Helena Werneck, Lúcia Willadino Braga e Aloysio Campos da Paz Júnior, homenageado in memoriam.
Leia Mais:
Ações de acessibilidade na pauta do Turismo