Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Casa Brasil alcança marca de 500 mil visitantes
Início do conteúdo da página
Casa Brasil

Casa Brasil alcança marca de 500 mil visitantes

Espaço para promoção do país durante os jogos Olímpicos e Paralímpicos foi sucesso de público

  • Publicado: Sábado, 17 de Setembro de 2016, 15h40
  • Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 11h00
 
Por Gustavo Henrique Braga 
 
Crédito: divulgação/Casa Brasil
Crédito: divulgação/Casa Brasil
 
A Casa Brasil bateu a marca de meio milhão de visitantes nesta sexta-feira (16). O público vem sendo atraído pelas exposições, eventos, gastronomia típica e shows musicais dos principais ritmos brasileiros. O espaço, montado pelo Governo Federal durante o período de realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos (4 de agosto a 18 de setembro), tem o objetivo de promover da cultura, dos atrativos e das oportunidades no país.
 
O visitante de número 500 mil da casa foi homenageado durante o show de choro de jovens músicos da escola de música da Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense. O arquivista Carlos Alberto Pereira Simões, 53 anos, foi pego de surpresa ao ter o nome anunciado no palco e recebeu de presente kits dos expositores da Casa Brasil.
 
Carlos Pereira foi o visitante homenageado. Crédito: Rafael Azeredo
Carlos Pereira foi o visitante homenageado. Crédito: Rafael Azeredo
 
 
Carlos mora na Lapa, bairro próximo da Zona Portuária, onde está a Casa Brasil, e frequenta o espaço diariamente desde o início dos Jogos Olímpicos. “Vi todos os shows. Está tudo muito bonito, e os temas das exposições bem distribuídos em relação ao que o Brasil tem para mostrar. Pena que vai acabar, a casa devia ser um ponto permanente da cidade para estimular moradores e turistas a conhecerem mais sobre nossos atrativos”, comentou o arquivista. 
 
A Casa Brasil já foi ponto de referência do país em grandes eventos mundiais, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos em outros países. Durante a Rio 2016 o local escolhido para abrigar a Casa foi o Píer Mauá, uma área emblemática da capital fluminense devido às obras de revitalização do Porto Maravilha. O local de grande valor histórico para o país passou décadas marginalizado e, com a realização dos Jogos Olímpicos, voltou a ser um dos cartões postais da cidade com intensa atividade cultural e movimentação de visitantes.
 
“Disseram que era um risco montar a Casa Brasil nesse espaço. Havia muita desconfiança de que as obras de melhorias da região não ficariam prontas a tempo. Mas nós acreditamos no projeto desde o início e o resultado não poderia ser melhor. A marca de 500 mil visitantes é a coroação de meses de trabalho e planejamento”, avalia Jun Yamamoto, porta-voz da Casa Brasil. “Cumprimos nossa missão de ser a vitrine do país para o mundo. E o mundo gostou do que viu”, acrescentou.
 
Resultados preliminares de pesquisa do Ministério do Turismo mostra que 90,5% dos turistas estrangeiros que vieram ao país entre 8 e 13 de setembro têm intenção de voltar. Além disso, para 87,8% deles a viagem atendeu ou superou as expectativas. Entre as atrações permanentes da Casa, está a Exposição Um Tour pelo Brasil, apresentada pelos Correios, com o apoio do MTur onde o visitante pode selecionar, através de uma mesa interativa, o estado que deseja conhecer para assistir ao vídeo da passagem da Tocha Olímpica pela região.
 
Já no espaço experimentando diferenças é possível praticar esportes paralímpicos e conhecer mais sobre modalidades para pessoas com deficiência. A cultura do Nordeste e das festas de São João é retratada no espaço Brasil Junino e nos shows de trios que compõe a programação de eventos da Casa. 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página