Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Porto Maravilha ganha novo atrativo turístico
Início do conteúdo da página
Destinos

Porto Maravilha ganha novo atrativo turístico

Moradores inauguraram mosaico na escadaria do Morro da Conceição que homenageia personalidades locais

  • Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2016, 10h37
  • Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 17h49

Por Gustavo Henrique Braga


Morro da Conceição. Foto: Rafael Azeredo

A região do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, ganhou um novo ponto turístico neste domingo (11): um mosaico de ladrilhos na escadaria do Morro da Conceição. A obra de arte foi preparada ao longo de três meses e contou com a participação de cerca de 120 moradores da comunidade para ser montado.  O projeto faz parte da Campanha Passaporte Verde do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA) e que conta com a parceria do Ministério do Turismo.

“A escadaria será um legado para o turismo no Centro do Rio. Com a revitalização do Porto Maravilha, o fluxo de visitantes na região teve um forte impulso e a escadaria ajudará a fazer com que este público também visite a comunidade, gerando emprego e renda para a população local”, disse Isabel Barnasque diretora interina de formalização e qualificação para o turismo do Ministério do Turismo.

Entre as imagens do mosaico estão retratadas personalidades que marcaram a vida na região, entre elas a dona Lúcia Maria dos Santos, de 83 anos, conhecida por todos no morro como Tia Lúcia. “Já fiz muita coisa por essa comunidade fico feliz em receber o reconhecimento enquanto ainda estou viva”, disse pouco depois de o painel com a imagem dela ser eternizado na escadaria.

O Morro da Conceição é um dos roteiros autênticos do Passaporte Verde criados para incentivar o turismo responsável na região. Ele foi criado por estudantes das escolas da comunidade graças ao patrocínio da empresa Cisco, que também é parceira do Passaporte Verde.

“Foi feito um diagnóstico dos projetos que eram do interesse da comunidade e esse foi selecionado devido ao impacto para os moradores e para o turismo na região do Porto Maravilha”, explicou Tânia Braga, Gerente Geral de sustentabilidade da Rio 2016. “A intervenção na escadaria faz parte de um projeto maior para engajar a comunidade  e proporcionar aos turistas uma experiência mais autêntica” complementa Gabriel Barros, gerente de parcerias e comunicações da Cisco. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página