Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo tem nova direção
Com vasta experiência no setor, Teté Bezerra já havia atuado na área como diretora e retorna com objetivo de aproximar os setores público e privado
Por Gustavo Henrique Braga
Aparecida Maria Borges de Bezerra assume Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo. Foto: Ascom/MTur
A Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo conta com uma nova titular a partir desta sexta-feira (9): Aparecida Maria Borges de Bezerra. A nova secretária tem ampla experiência no setor e retorna à Pasta após ter ocupado, de outubro de 2015 a maio de 2016, o cargo de diretora do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo. Teté Bezerra, como é mais conhecida no setor público, também já foi secretária estadual de turismo do Mato Grosso.
"Espero atuar de maneira a integrar o MTur com o setor privado, assim como com os trabalhadores na estruturação, promoção e divulgação do Turismo Sustentável em nosso país. Essa integração certamente contribuirá com a economia gerando emprego, renda e dando oportunidade", afirmou a nova secretária.
Como diretora do MTur, Teté participou da criação da plataforma Canal Braços Abertos, que qualificou cerca de 9 mil profissionais para o atendimento turístico com foco nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Como secretária de turismo do Mato Grosso trabalhou para a implantação do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur) com objetivo de levar infraestrutura turística aos principais destinos do estado, com o aporte de R$ 250 milhões em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na ocasião também aproveitou o fato de Cuiabá ter sediado quatro jogos da Copa do Mundo para atrair mais de 100 mil turistas estrangeiros de 26 nacionalidades ao estado.
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS - Durante seu mandato como Deputada Federal, Teté Bezerra teve atuação de destaque comissões que priorizavam a inclusão social tais como Comissão da Seguridade Social e Família; Comissão de Defesa do Consumidor e das Minorias, Comissão da Amazônia Legal e Comissão da Legislação Participativa. Foi ainda vice-presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural e representou a Câmara em diversas oportunidades inclusive em missões nacionais e internacionais.
A experiência no campo internacional inclui o posto de delegada do Brasil na Conferência Mundial da Mulher realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Pequim na China. Foi também membro do Parlamento Latino Americano e esteve presente em várias reuniões nos países membro.