Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > São Luís comemora 404 anos
Início do conteúdo da página
DATA COMEMORATIVA

São Luís comemora 404 anos

Patrimônio Cultural, arquitetura histórica e gastronomia típica estão entre os atrativos da capital maranhense

  • Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2016, 10h32
  • Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 17h49

 

 Por Gustavo Henrique Braga

 

Catedral da Sé. Crédito: Embratur

Um dos mais belos destinos turísticos do país completa 404 anos de fundação nesta quinta-feira (8): São Luís, no Maranhão. Com mais de quatro séculos de história a capital reúne atrativos considerados Patrimônio Cultural da Humanidade e o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina.

O Centro Histórico da cidade reúne cerca de 4 mil imóveis dos séculos XVIII e XIX. Entre os mais emblemáticos estão o Palácio dos Leões, a Catedral da Sé, o Convento das Mercês, a Casa das Minas e o Teatro Artur Azevedo.

A cidade foi fundada em 1612 por uma expedição francesa cujo objetivo era estabelecer uma colônia na região.  Com a expulsão deles, em 1615, São Luís passou ao domínio dos portugueses, mas em 1641 foi novamente invadida, dessa vez por holandeses que permaneceram no local até fevereiro de 1644.

A mistura de povos gerou em São Luís um rico conjunto de manifestações culturais, como o bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá e as tradicionais festas juninas. Além disso, a cidade tem forte influência da música jamaicana e é popularmente chamada de capital brasileira do reggae. Outro ponto forte é a culinária local, que oferece pratos como o arroz de cuxá, o peixe frito e a torta de camarão. Os sorvetes de açaí, tapioca e de bacuri também estão entre as receitas apreciadas no local.

INVESTIMENTOS - O Ministério do Turismo conta com investimentos de R$ 52,5 milhões na capital maranhense para o desenvolvimento da infraestrutura turística. Entre estas obras está a implantação de sinalização turística, com repasse de R$ 1,5 milhão. 

Leia mais:

Cidades centenárias na rota da Tocha Olímpica

registrado em:
Fim do conteúdo da página