Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Belém: a região Norte no revezamento paralímpico
Início do conteúdo da página
Paralimpíada

Belém: a região Norte no revezamento paralímpico

A cidade conta com mais de 800 empresas e atrativos cadastrados no Guia Turismo Acessível do Ministério do Turismo

  • Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2016, 09h25
  • Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2016, 12h02

Por Walquíria Henriques

 
Basílica de Nazaré. Foto: Embratur

Belém, capital do Pará, será a representante da Região Norte no revezamento da Tocha Paralímpica e a segunda cidade a receber a chama nesta sexta-feira (2). O evento dará mais uma vez visibilidade à região amazônica, um destino marcado pela magia da floresta, por uma cultura de forte tradição indígena e religiosa e uma gastronomia que a cada dia ganha mais espaço entre os experts em culinária. Cada cidade que receberá a tocha representa um dos valores paralímpicos e à capital paraense coube a determinação.

Embora o roteiro do símbolo paralímpico seja mais restrito em relação ao revezamento olímpico, contemplando principalmente instituições de atendimento a pessoas com deficiência, não dá para falar em Belém sem lembrar dos atrativos que a tornam especial.  A cidade das mangueiras tem muito a oferecer ao turista.

O Mercado Ver-o-Peso, por exemplo, é uma mostra farta de especiarias, frutas amazônicas e da comida tradicional paraense. A Estação das Docas, um complexo turístico fincado às margens da baia do Guajará, é opção de compras e restaurantes para turistas de todos os gostos. No conjunto patrimônio histórico, científico e cultural destacam-se o Museu Emílio Goeldi, o Theatro da Paz e a Basílica de Nazaré.


Mercado Ver-o-Peso. Foto: Embratur

Belém é também terra do Círio de Nazaré, procissão católica que reúne anualmente, no segundo domingo de outubro, mais de dois milhões de romeiros pelas ruas da capital. A importância dessa manifestação e sua grandiosidade resultou em seu reconhecimento como patrimônio cultural imaterial do país.

A cidade de Belém tem cerca de 880 atrativos, estabelecimentos e prestadores de serviços cadastrados no Guia Turismo Acessível do Ministério do Turismo. São restaurantes, hotéis, eventos, museus e parques, esperando pela avaliação dos usuários.

A cerimônia de acendimento da Tocha Paralímpica em Belém será às 11h com a celebração prevista para às 17h, na Praça Frei Caetano Brandão. De Belém a chama segue para Natal (RN).

GUIA TURISMO ACESSÍVEL - O Ministério do Turismo investiu nos últimos anos mais de R$ 75 milhões em obras de acessibilidade, além de apoiar a qualificação e capacitação de profissionais para atender turistas com deficiência.  Como parte do Programa Turismo Acessível, a Pasta disponibiliza o Guia do Turismo Acessível, site colaborativo onde os internautas podem avaliar a acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas, em português, espanhol e inglês.

Até o momento, o site obteve mais de 455 mil acessos. Por tratar-se de um guia colaborativo, quanto maior o número de avaliações, mais completo será. O Guia Turismo Acessível também está disponível por meio de aplicativo para dispositivos móveis, nos três idiomas, e pode ser baixado gratuitamente na loja da Windows Phone, Apple Store e Google Play.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página