Sorria! Você está na Bahia
Salvador é uma das cinco capitais, além do Rio de Janeiro, a sediar o torneio de futebol olímpico
Por Geraldo Gurgel
O Brasil começou pelo sul da Bahia, em Porto Seguro, em 1500, e tem na primeira capital, Salvador, uma cultura rica e conhecida em todo o mundo. A história brasileira passa pelo Pelourinho, com seu casario, palácios e igrejas tombados pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade. A cultura negra influencia na culinária, religião e tradição musical. A cidade de 2,9 milhões de habitantes, na Baia de Todos os Santos, está entre os destinos turísticos mais procurados do Brasil. E são muitas as opções. Os visitantes aproveitam as riquezas naturais, culturais, gastronômicas e religiosas.
O Ministério do Turismo já investiu, na capital baiana, R$ 163 milhões em projetos, obras e formação profissional de um total de R$ 487 milhões investidos em toda a Bahia. Preocupado em atender cada vez melhor o turista, o guia Sérgio dos Santos se inscreveu no programa de qualificação do Ministério do Turismo batizado de “Braços Abertos” junto a outros nove mil alunos. “Sempre temos o que aprender quando se busca informação para melhor atender o visitante”, reconhece o guia, que já concluiu o curso.
Salvador. Foto: Divulgação Embratur
E receber bem os turistas é uma das características dos soteropolitanos. Quem desembarca no aeroporto, nos dias que antecedem os jogos do futebol olímpico, já entra no clima da “Terra da Magia”. Os turistas são recepcionados por representantes “vivos” da cultura baiana como Carmem Miranda, Dorival Caymmi e personagens imortalizados na literatura de Jorge Amado, entre eles, Dona Flôr e Seus Dois Maridos, Tieta do Agreste e Gabriela Cravo e Canela. A tradicional fitinha do Senhor do Bonfim e os ritmos da Axé Music também fazem parte da calorosa recepção.
ARENA FONTE NOVA – Os jogos do torneio de futebol olímpico, em Salvador, estão sendo realizados na arena multifuncional que foi palco das partidas da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014. Desde então, além de sediar diversos jogos, o estádio recebe shows de grandes artistas nacionais e internacionais. Fora dos grandes eventos, é possível conhecer o estádio. O tour inclui áreas restritas aos jogadores e à imprensa e acesso ao miradouro do estádio, com vista para o Dique do Tororó - construído entre os séculos 17 e 18, com a represa da nascente do rio Urucaia, para proteger a cidade de possíveis ataques.
Se você já está em Salvador ou pretende conhecer a Bahia, confira o guia dos principais atrativos.