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Olimpíada

Muita expectativa para a abertura dos Jogos Olímpicos no Brasil

Evento coloca o país na vitrine do turismo mundial

  • Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2016, 16h35
  • Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2016, 10h29

Por Walquíria Henriques

Crédito: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte
Crédito: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte


Terá início nesta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, um dos maiores espetáculos esportivos do mundo. O estádio do Maracanã será palco da abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, os primeiros realizados na América do Sul, em uma cerimônia que deverá ser assistida por três bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Até setembro, o mundo vai assistir a competições de 65 modalidades olímpicas e paraolímpicas, envolvendo cerca de 15 mil atletas de 205 nacionalidades. O evento contará ainda com 70 mil voluntários. Além desse expressivo público que participa diretamente dos jogos, o Brasil estará na vitrine para mais de 4 bilhões de espectadores que assistirão as competições em todos os recantos do planeta.

“Nenhuma campanha publicitária para promover o Brasil no mercado internacional teria um alcance tão expressivo. É um momento de ouro para o turismo brasileiro e a Casa Brasil, nosso espaço de promoção no Rio de Janeiro, nos ajuda a ampliar essa visibilidade para todas as regiões do país”, comenta o ministro interino do Turismo, Alberto Alves. Para ele, o legado de imagem que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos deixa para o país é imensurável.

A relevância e a tamanho da Olimpíada, o que justifica os enormes esforços de promoção de marcas e destinos, pode ser avaliada em uma comparação com os números da Copa do Mundo.  Enquanto o mundial de futebol mobilizou 35 nações, no olímpico são 205 nacionalidades.  Tivemos a disputa de apenas um esporte, o futebol, contra as atuais 65 modalidades olímpicas. O número de atletas envolvidos também contrasta: 723 nos campos em 2014 em face dos 14.850 que começam a ocupar quadras, arenas, piscinas, tatames, velódromo, entre tantas outras instalações.

Na Copa do Mundo, 95% dos turistas internacionais ouvidos pelo Ministério do Turismo disseram que pretendiam retornar o Brasil, sendo que 65% destes pretendiam fazê-lo durante a Olimpíada. Esses números só poderão ser confirmados depois de concluídas as pesquisas que serão realizadas pelo MTur durante o evento. O que já se sabe é que cerca de 500 mil estrangeiros devem cruzar as fronteiras do país com destino ao Rio de Janeiro e a outros municípios.

Casa Brasil – Diversidade cultural, práticas esportivas e oportunidades de negócios em um só lugar. O espaço de promoção do Brasil e referência do Governo Federal durante a realização dos Jogos tem como objetivo fortalecer a imagem do país e seu potencial turístico, cultural, esportivo e de negócios. A expectativa é de que somente na Casa Brasil sejam gerados cerca de US$ 450 milhões. Turistas estrangeiros têm a chance de entender a cultura local, participar de oficinas de café e degustações de chocolate, cachaça e vinho. A Casa Brasil também tem simuladores de realidade virtual e esportes para crianças. O Brasil tem uma das maiores casas temáticas dos Jogos, é dividida em dois armazéns de 1.750m² e 3.500m² no Píer Mauá.

Tocha Olímpica – A cerimônia de abertura marcará também a chegada da tocha olímpica ao seu destino final, depois de percorrer 329 cidades de todos os cantos do país.  Como o revezamento, o Brasil pode se mostrar por inteiro ao mundo e, agora, uma espécie de resumo desta viagem monumental poderá ser visto na Casa Brasil, por meio de fotos e vídeos produzidos pelo Ministério do Turismo.  Um documento que vai ficar para a história das Olimpíadas e também do Brasil.



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