Ministério do Turismo qualifica trabalhadores para Jogos Olímpicos e Paralímpicos
Até o momento, cerca de 6 mil pessoas participam da iniciativa realizada em parceria com a RioTur
Por Max Gonçalves
Com o objetivo de receber e atender cada vez melhor o turista, principalmente no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Ministério do Turismo esta qualificando vendedores ambulantes, quiosqueiros, trabalhadores do setor de hospedagem e demais profissionais que atuam em atividades diretamente ligadas aos turistas. A ação faz parte da plataforma on-line “Braços Abertos” lançada pela Pasta, em parceria com a RioTur, em 1º de junho. Até o momento, cerca de 6 mil trabalhadores já se cadastraram na iniciativa.
O curso é feito à distância e oferece a possibilidade para os cadastrados desenvolverem os estudos em seu próprio ritmo. Ao todo são 5 módulos temáticos que reúnem 81 capítulos sobre os mais variados assuntos: hotelaria, manipulação segura de alimentos, combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, atendimento aos clientes e comunicação em inglês são os temas principais.
CURSO – O prazo das inscrições para os profissionais do turismo interessados em participar da qualificação com foco nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi prorrogado até 24 de julho. O treinamento se estende às cidades que sediarão os jogos olímpicos de futebol - Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Manaus (AM), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Interessados podem se cadastrar e acessar a plataforma em computadores, smartphones ou tablets. Basta acessar o endereço eletrônico bracosabertos.turismo.gov.br. Para participar é necessário ser maior de 18 anos, ter cursado até o 6º ano do ensino fundamental e trabalhar obrigatoriamente no setor turístico.
O curso, gratuito, é dividido em módulos e tem conteúdo lúdico, com uso de jogos para facilitar o aprendizado. Para atender a usuários que não disponham dos aparelhos eletrônicos, foram montadas duas centrais de apoio, uma na Zona Sul e outra na Zona Oeste (Barra da Tijuca), com equipamentos que dão acesso à internet. Também foram criados nove pontos de internet Wi-Fi para pessoas que têm os aparelhos, porém, sem pacote de dados.