Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Ceará tem novo mapa turístico
Início do conteúdo da página
Destinos

Ceará tem novo mapa turístico

Documento divulgado pelo Ministério do Turismo revela novo número de municípios turísticos do estado. Ferramenta de mapeamento dos municípios permite direcionamento mais eficaz das políticas do setor

  • Publicado: Terça, 12 de Julho de 2016, 10h50
  • Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2016, 14h30


Fortaleza (CE). Foto: banco de imagens

O mapa do turismo do Ceará mudou. O estado reduziu de 62 para 59 o número de municípios participantes de suas 12 regiões turísticas. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

“Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

SOBRE O MAPA - O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

CATEGORIZAÇÃO DO NOVO MAPA DO TURISMO – Os 59 municípios do Ceará presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Confira como ficou a categorização do mapa do turismo do Ceará:

CATEGORIA

2013

2016

DIFERENÇA

A

1

1

0

B

8

8

0

C

22

22

0

D

27

25

-2

E

4

3

-1

TOTAL

62

59

-3

 

Abaixo a lista das regiões e municípios que compõem o mapa do estado

REGIÃO TURÍSTICA

MUNICÍPIO

Cariri

Assaré

Barbalha

Brejo Santo

Crato

Juazeiro do Norte

Missão Velha

Nova Olinda

Santana do Cariri

Centro Sul/ Vale do Salgado

Icó

Iguatu

Orós

Chapada da Ibiapaba

Carnaubal

Guaraciaba do Norte

Ibiapina

São Benedito

Tianguá

Ubajara

Viçosa do Ceará

Fortaleza

Aquiraz

Cascavel

Caucaia

Fortaleza

Litoral Extremo Oeste

Acaraú

Barroquinha

Camocim

Chaval

Cruz

Jijoca de Jericoacoara

Litoral Leste

Aracati

Beberibe

Fortim

Icapuí

Pindoretama

Litoral Oeste

Amontada

Itapipoca

Itarema

Paracuru

Paraipaba

São Gonçalo do Amarante

Trairi

Serras de Aratanha e Baturité

Baturité

Guaramiranga

Maranguape

Pacatuba

Pacoti

Palmácia

Redenção

Sertão Central

Banabuiú

Canindé

Quixadá

Quixeramobim

Sertão dos Inhamuns

Crateús

Tauá

Vale do Acaraú

Meruoca

Sobral

Vale do Jaguaribe

Jaguaribara

Jaguaruana

Limoeiro do Norte

Morada Nova

 

BOA PRÁTICA – O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar a gestão no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da Administração Pública.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página