Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > E o prêmio ‘grande surpresa’ vai para o Rio Preguiças
Início do conteúdo da página
Olimpíada

E o prêmio ‘grande surpresa’ vai para o Rio Preguiças

O passeio pelo rio maranhense, com parada no povoado de Vassouras e almoço na praia de Caburé, é uma emocionante revelação para quem visita a região

  • Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2016, 11h07
  • Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2016, 17h03

Por Mariana Oliveira, enviada especial a Barreirinhas (MA)
Quando embarcamos para Barreirinhas para acompanhar o Revezamento da Tocha Olímpica na cidade, a grande atração turística que esperávamos conhecer era o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Reservamos nosso passeio com antecedência com uma agência de turismo credenciada no Cadastur e quando nos perguntaram que roteiros gostaríamos de fazer, nos deparamos com uma grande dúvida. Devolvemos a pergunta para o dono da agência, que imediatamente nos indicou o “Passeio do Rio Preguiças”. Sem saber direito do que se tratava, embarcamos nessa linda e emocionante aventura que contaremos a seguir.

O Rio Preguiças


Foto: Mariana Oliveira/Ascom/MTur

O Rio Preguiças tem 120 km de extensão. Os moradores da região tentam explicar a origem de seu nome.Uns dizem que muitos bichos-preguiças habitavam as margens há muitos anos, e por isso o rio se chama assim. Outros justificam o nome por suas águas tranquilas. Mas uma dúvida ninguém tem: pegar uma voadeira e atravessar esse rio acaba com qualquer stress ou tensão. Então entre no barco e relaxe, que o passeio vai começar.

 

Vila Regina


Foto: Mariana Oliveira/Ascom/MTur

Ao largo do Rio, podemos observar um pequeno povoado. Avistamos alguns animais, como porcos, galinhas e cachorros. Ali, uma pequena fazenda de extração da cera da carnaúba. Habitantes da região extraem a cera da árvore para produção de vários produtos, como cosméticos, CDs, cápsulas para remédios e cera de carro.

Povoado de Vassouras 


Foto: Mariana Oliveira/Ascom/MTur

A parada no povoado de Vassouras é um convite à diversão. Vários macacos-prego moram por ali e aproveitam o vai e vem de turistas para se alimentar. No local, os visitantes podem comprar as bananas e oferecer aos animas que, acostumados com a movimentação, não se acanham e pegam as frutas das mãos de adultos e crianças.

Em Vassouras, outra parada obrigatória é a subida nos Pequenos Lençóis. As dunas e lagoas são semelhantes às do parque nacional e garantem um refrescante mergulho.

 
Pequenos Lençóis. Foto: Mariana Oliveira/Ascom/MTur

Mandacaru


Farol de Preguiças. Foto: Mariana Oliveira/Ascom/MTur

O percurso continua rio abaixo e logo chegamos a Mandacaru. Descemos no pequeno povoado e avistamos o Farol de Preguiças, também chamado de Farol de Mandacaru. Para apreciar a linda vista é preciso subir 160 degraus. O esforço vale a pena, a vista lá de cima é incrível!

Caburé


Foto: Mariana Oliveira/Ascom/MTur

O final do nosso passeio não poderia ser mais recompensador: chegamos ao mar. Um mergulho em águas salgadas e mornas renova todas as energias.


Foto: Mariana Oliveira/Ascom/MTur

Depois do banho de mar, pausa para o almoço. E como não poderia deixar de ser, um prato de camarão gigante com pirão e batatas. No passeio de volta dormimos, deu preguiça no Preguiças!


registrado em:
Fim do conteúdo da página