Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > A Tocha Olímpica conhece as belezas do interior baiano
Início do conteúdo da página
Olimpíada

A Tocha Olímpica conhece as belezas do interior baiano

Feira de Santana será o ponto de partida do 7º dia de revezamento pela Bahia. Municípios de Riachão do Jacuípe, Capim Grosso e Senhor do Bonfim também receberão o símbolo olímpico

  • Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2016, 10h31
  • Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2016, 12h15

Por André Martins

Monumento Lomanto Junior em Capim Grosso (BA). Foto: Nozinho
Monumento Lomanto Junior em Capim Grosso (BA). Foto: Nozinho


Apelidada de ‘A Princesa do Sertão’ pelo escritor Ruy Barbosa, Feira de Santana será se prepara para ser o 20º município baiano a receber a Tocha Olímpica às 9h desta quarta-feira (25). O comboio sairá da avenida Presidente Dutra para percorrer um percurso de 7,2 quilômetros. Localizada a 116 quilômetros da capital Salvador, a cidade oferece aos visitantes atrativos como a Igreja Senhor dos Passos, em estilo gótico, e o Museu Parque do Saber, que possui um moderno planetário.

Terra natal do cantor Luiz Caldas, um dos mentores do Axé Music, Feira de Santana é conhecida também por sediar o maior Carnaval fora de época do Brasil, a Micareta de Feira, que atrai cerca de 1,5 milhão de foliões durante quatro dias de folia, e também a ExpoFeira, uma das principais exposições agropecuárias da região nordestina.

No município de Riachão do Jacuípe, localizada às margens do rio de mesmo nome, o símbolo olímpico fará sua segunda parada do dia. Com economia centrada principalmente na agropecuária, o município se prepara para o momento histórico com uma festa num dos principais pontos turísticos locais: a Praça da Igreja da Matriz.

Senhor do Bonfim (BA). Foto: Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Senhor do Bonfim (BA). Foto: Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim


De lá, a tocha segue para Capim Grosso, onde uma cerimônia no Monumento Lomanto Júnior, homenagem ao ex-governador da Bahia, marcará o ponto de partida. O fogo olímpico terminará o dia em Senhor do Bonfim, na qual vai pernoitar, após uma grande celebração no Parque da Cidade.

Além dos festejos juninos que fazem de Bonfim ‘A Capital Baiana do Forró’, o município oferece turismo ecológico na Reserva do Grunga, com uma vegetação que mistura espécies da caatinga com flores serranas como orquídeas e bromélias. A cidade também é sede da segunda maior Feira Livre do Nordeste, onde é possível encontrar desde alimentos a móveis, roupas e até eletrodomésticos.

INVESTIMENTOS - O Ministério do Turismo investe na infraestrutura de destinos brasileiros. Somente com Feira de Santana, Riachão do Jacuípe e Senhor do Bonfim, a Pasta tem contratos que somam R$ 8,3 milhões em investimentos para obras de infraestrutura turística como a reforma de praças e espaços culturais.

REVEZAMENTO NA BAHIA - A tocha passará por 26 cidades baianas. Para mais informações sobre o tour no estado e pelo Brasil, o Ministério produziu um mapa interativo, com roteiros e imagens dos destinos.

Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e de dicas dos destinos da tocha. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real. Acesse nossos conteúdos clicando nos banners abaixo:



 

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página