Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo promoverá sustentabilidade nos Jogos Olímpicos
Início do conteúdo da página
Institucional

Turismo promoverá sustentabilidade nos Jogos Olímpicos

Parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente tem como objetivo estimular os viajantes a respeitarem a natureza e promoverem o desenvolvimento local

  • Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2016, 16h22
  • Última atualização em Segunda, 09 de Mai de 2016, 20h34

Por Gustavo Henrique Braga

Foto: Gustavo Braga
Foto: Gustavo Braga


Com o objetivo de incentivar turistas a adotarem atitudes sustentáveis durante a viagem, representantes dos ministérios do Turismo, do Esporte, do Meio Ambiente e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) firmaram no sábado (30) uma parceria para divulgar a campanha Passaporte Verde. A cerimônia promovida no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, prevê a realização de ações específicas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e também no revezamento da Tocha que percorrerá mais de 300 cidades do país.

Desde 2008 a campanha apresenta medidas simples para que os viajantes tornem o turismo uma atividade sustentável, respeitando o meio ambiente e a cultura ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.  O objetivo é sensibilizar o turista quanto ao seu potencial de contribuir com o desenvolvimento sustentável local por meio de escolhas responsáveis.

“A campanha Passaporte Verde é extremamente importante para a sensibilização tanto de empresários quanto de turistas para o desenvolvimento de um turismo mais responsável”, afirmou a coordenadora-geral de turismo responsável do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque. 

Já a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira ressaltou que esta é uma oportunidade para fazer da Olimpíada um marco para a sustentabilidade no Brasil. “Essa nova agenda tem que envolver tanto o setor público quanto o privado para que a atitude de cada um frente ao meio ambiente seja pautada pela melhoria da qualidade de vida”, afirmou. Para o diretor-executivo PNUMA, Achim Steiner, o Passaporte Verde é um meio de mobilizar a partir de pequenas decisões tomadas durante a viagem, como o hotel ou tipo de transporte a ser usado.

Para marcar a parceria, representantes dos órgãos envolvidos e voluntários do Parque Nacional da Tijuca fizeram juntos uma caminhada de dois quilômetros da trilha Transcarioca, que liga a Barra de Guaratiba ao Morro da Urca, tem 180 quilômetros de extensão.

Ouça áudio / download (mp3) em que a coordenadora Isabel Barnasque (MTur) destaca a importância da campanha para a promoção do turismo sustentável.


registrado em:
Fim do conteúdo da página