Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > O tour da tocha na terra do café e da garoa
Início do conteúdo da página
Olimpíada

O tour da tocha na terra do café e da garoa

São Paulo, a cidade que não para, terá um dia exclusivo para receber a chama olímpica

  • Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2016, 09h01
  • Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2016, 16h24

Por Geraldo Gurgel


Ilha Bela/SP. Foto: Banco de imagens

O estado mais rico do país, São Paulo, será a penúltima unidade da federação a receber a Tocha Olímpica. A visita será dividida em duas etapas, nos meses de junho e julho. A primeira será logo após o fogo olímpico deixar o Mato Grosso do Sul, em 27 de junho, passando por quatro municípios, para pernoitar em Presidente Prudente.  A segunda, de 16 a 27 de julho, quando o símbolo dos jogos olímpicos percorrerá mais 43 cidades paulistas, antes de partir para o Rio de Janeiro.

No primeiro roteiro, além de Presidente Prudente, maior cidade do oeste paulista, estão incluídas Paraguaçu Paulista, Marília e Assis.  Depois, o revezamento é retomado em Itararé, no dia 16 de julho, com pernoites previstos em Itapetininga, e no dia seguinte, em Bauru.

Em mais um trecho de grandes cidades do interior de São Paulo, a tocha subirá até Ribeirão Preto e vai descer por Franca e Campinas em direção a capital. Osasco, São Bernardo do Campo e Santos, no litoral paulista, são as próximas paradas com pernoite da chama olímpica. O dia 24 de julho vai ser exclusivo para os paulistanos recepcionarem a tocha olímpica.

No dia 25, a tocha olímpica segue até Ilhabela, um dos principais destinos do litoral paulista. No dia seguinte, parte para seu último pernoite em território paulista, em São José dos Campos. Depois, desce a Serra do Mar se despedindo de São Paulo pelas cidades de São Luiz do Paraitinga e Ubatuba, no litoral.

O Ministério do Turismo já investiu R$ 1,1 bilhão em obras de infraestrutura turística no estado. São 2.669 obras de infraestrutura e apoio ao turismo regional. Entre as obras estão melhorias no complexo do Anhembi e a sinalização turística da capital.

Confira alguns atrativos dos destinos turísticos onde a tocha vai pernoitar em São Paulo:


Presidente Prudente

O Museu e Arquivo Histórico destacam-se entre os atrativos turísticos. Os visitantes podem conhecer a história e a cultura do município.  Fundado em 1957, o Museu ocupa as instalações do antigo Matadouro Municipal de Presidente Prudente, construído em 1929, e possui, em seu acervo, documentos que retratam o desenvolvimento da cidade desde a sua fundação, em 1921, até a década de 1980.


Itapetininga

A exemplo de muitas cidades da região, Itapetininga também foi ponto de descanso dos tropeiros. Os visitantes podem conhecer o Centro Cultural e Histórico, que concentra o Memorial Júlio Prestes. A cidade abriga a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, uma das maiores do estado, construída em 1771 em estilo romano, em forma de uma cruz latina.


Bauru

No município, vale a pena visitar o Zoológico, o Museu Ferroviário Regional e o Jardim Botânico. Em razão de o município abrigar escolas, universidades, institutos e hospitais, o turismo de saúde e científico é um grande atrativo da cidade.


Ribeirão Preto

Ribeirão Preto é conhecida pela produção de café. Vale a pena conhecer o Museu do Café, no campus da USP, com uma grande coleção de máquinas de beneficiar o grão, fotos e grandes esculturas. Outro belo cartão postal é o Jardim Japonês, que oferece um cenário composto de lagos, flores, pontes, bancos, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa doadas pela colônia radicada na cidade.


Franca

Franca se destaca no cenário econômico em razão do setor calçadista, sendo a maior produtora de calçados do país com mais de mil indústrias. A cidade também é famosa pela alta qualidade do café produzido na região, uma das mais importantes do mundo. Na gastronomia, destaque para o prato Filé à JK – recheado com queijo e presunto, frito à milanesa e levado à mesa com batata frita e arroz especial - e a tradicional pizza de galinha caipira.


Campinas


Foto: Banco de imagens

O Parque Portugal é o maior atrativo da cidade e oferece ao visitante atrações como: a réplica da Caravela Anunciação, o bonde elétrico e concha acústica, além de pista para caminhada. No Bosque dos Jequitibás há um mini zoológico com animais selvagens e domesticados. A cidade oferece passeio de Maria Fumaça, que segue até Jaguariúna, passando pelas fazendas de café.


Osasco

Próxima a São Paulo, a cidade tem entre as opções de passeio o Borboletário, no Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas, no Jardim Piratininga. O Parque Ecológico oferece pista de caminhada, playground, riacho e espelho d’água. Outros pontos turísticos são o Parque Chico Mendes, o Museu Histórico Bradesco, a Ponte Metálica e a Catedral Santo Antônio.


São Bernardo do Campo

São Bernardo possui como atrações para seus visitantes vários parques, entre eles o Parque de Esportes Radicais, o Parque Rafael Lazzuri e o Parque Salvador Arena. A Capela Nossa Senhora da Boa Viagem junto à antiga estrada que levava a Santos privilegiou o local, que se tornou ponto obrigatório de parada dos viajantes, como Dom Pedro I, para pedir a proteção e a bênção de Nossa Senhora.

Santos


Foto: Banco de imagens

Um programa imperdível para quem curte futebol é visitar a sede do Museu Pelé, instalado em um casarão do século XIX. O museu homenageia a vida e a carreira do maior jogador de futebol do País. Para chegar ao local, no bairro do Valongo, é possível embarcar em um passeio de bonde que circula por cerca de 40 pontos de interesse histórico, como o Museu do Café e o Santuário Santo Antônio do Valongo. 

 

São Paulo


Foto: Banco de imagens

A maior metrópole do país oferece aos seus moradores e visitantes uma enorme variedade de opções para quem deseja se divertir e conhecer um pouco da cidade da garoa. O Parque do Ibirapuera, a Avenida Paulista, a Catedral da Sé, a Sala São Paulo, o Masp e a Pinacoteca são alguns dos lugares de parada obrigatória na cidade. A vocação gastronômica da cidade também chama a atenção e regiões como a Vila Madalena tratam de manter viva a vocação boêmia de São Paulo.


São José dos Campos

O município é um polo aeronáutico e aeroespacial e tem vários institutos de pesquisas e tecnologia. Entre as atrações estão o Memorial Aeroespacial Brasileiro, o Mirante do Banhado e o Museu de Arte Sacra. Os parques Burle Marx, com paisagismo do mesmo e o Santos Dumont também são atrações ao ar livre.

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página