Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Cuiabá comemora 297º aniversário
Início do conteúdo da página
Destinos

Cuiabá comemora 297º aniversário

A capital mato-grossense foi o quinto destino mais visitado pelos turistas colombianos que visitaram o Brasil em 2014 motivados pelo lazer

  • Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2016, 10h24
  • Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2016, 16h06

 Por Pedro Fideles

 Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Crédito: Beto Garavello

 

A capital mato-grossense celebra nesta sexta-feira (08) seu aniversário de 297 anos. A prefeitura da cidade organizou uma programação repleta de eventos culturais para todo o mês de abril. No grande dia, a comemoração teve início às 5h, com a missa da alvorada na Igreja de São Benedito e se estenderá até as 22h com o Circuito das Artes CPA, na região Norte da cidade.

Cuiabá foi o quinto destino turístico mais visitado pelos colombianos que visitaram o Brasil a lazer em 2014, de acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo. A capital mato-grossense é um dos pontos de acesso aos dois principais destinos turísticos do estado, o Pantanal e a Chapada dos Guimarães, que encantam os visitantes pela beleza de suas paisagens e pela biodiversidade local.

Tombado em 1973 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Centro Histórico de Cuiabá é um dos principais atrativos para os turistas que desejam conhecer a história e a cultura da capital. Durante a visita é possível contemplar casarões, monumentos e edificações que retratam a arquitetura do período colonial como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito construída em 1730, o Museu Rondon, criado para preservar a cultura dos povos indígenas que viveram no Mato Grosso, e o Palácio da Instrução inaugurado no início do século XX.

Desde sua criação em 2003, o Ministério do Turismo já investiu R$ 24,8 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística da capital mato-grossense, com destaque para a instalação de sinalização turística e a implantação do Balneário da Ponte de Ferro que juntas receberam R$ 1,58 milhão em repasses da pasta.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página