Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Comitê vai fortalecer turismo de pesca
Início do conteúdo da página
Institucional

Comitê vai fortalecer turismo de pesca

Grupo de trabalho formado por três ministérios tem 90 dias para desenhar os planos de ação

  • Publicado: Segunda, 21 de Março de 2016, 17h22
  • Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2016, 18h09

Por Carolina Valadares


Pesca esportiva no Rancho do Kojak. Foto: Perlane Loiola

O Ministério do Turismo criou um comitê para identificar, ordenar e fortalecer a relação entre as atividades de pesca e aquicultura e o turismo no Brasil.  O Comitê é composto por membros do Ministério do Turismo, Ministério do Esporte e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O grupo tem 90 dias para concluir os planos de ação.

Para praticar a pesca, o Brasil tem disponível um litoral de mais de 8 mil km de extensão e mais de 12% de toda a água doce do mundo. Ao todo, são mais de 4 mil espécies de peixe no país. A pesca oceânica é praticada principalmente da Bahia até Santa Catarina e entre os peixes comuns no litoral brasileiro estão o marlin, o xaréu e o espadarte.

Em rios, a pesca esportiva pode ser praticada nos 35 mil km de cursos navegáveis e nos 9 mil km de margens reservatórios. Entre os peixes típicos de rios brasileiros estão o tucunaré, o pacu e o dourado. Os estados onde são mais comuns a pesca esportiva são: Amazonas, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás.

A pesca esportiva movimenta cerca de U$ 40 bilhões por ano nos Estados Unidos, mas no Brasil, ainda não se sabe o montante movimentado. Segundo dados do extinto Ministério da Pesca, o país tem um milhão de adeptos ao esporte e realizou 140 torneios no último ano.

Em maio de 2015, foi firmado um acordo de cooperação entre o Ministério do Turismo e o extinto Ministério da Pesca para fortalecer o segmento de turismo de pesca; identificar destinos e roteiros turísticos relacionadas ao segmento; avaliar conflitos decorrentes da pesca profissional e amadora; e o mapeamento do perfil dos turistas nacionais e estrangeiros que viajam motivados pela pesca.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página