Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo investe em qualificação para Olimpíada
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Turismo investe em qualificação para Olimpíada

Evento realizado em Brasília anunciou a oferta de vagas dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

  • Publicado: Quarta, 09 de Março de 2016, 18h48
  • Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2016, 18h56

 

Por Gustavo Henrique Braga

Henrique Alves (segundo da esq. para dir. na primeira fila) durante cerimônia no Palácio do Planalto. Crédito: Paulino Menezes
Henrique Alves (na segunda cadeira da primeira fila) em evento no Palácio do Planalto. Crédito: Paulino Menezes


O governo federal anunciou nesta quarta-feira (9) a oferta de dois milhões de vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em 2016. As oportunidades estão divididas entre cursos técnicos – 372 mil  vagas – e cursos de qualificação profissional - com 1,6 milhão. De 2011 a 2015, o Pronatec registrou 9,4 milhões de matrículas das quais quase 400 mil são especificamente do Pronatec Turismo.

No Turismo, o programa trabalha em quatro linhas de ação: pessoas que desejam atuar no turismo;  pessoas que já trabalham no setor; jovens e seus familiares em situação de vulnerabilidade social ligados ao programa ViraVida e, por fim, o aperfeiçoamento de pessoas que atuam na produção associada ao turismo para o desenvolvimento local de municípios.

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves,  que  participou da cerimônia de anúncio, a qualificação profissional é uma das prioridades estratégicas da pasta. “Neste ano temos uma oportunidade única com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil. É preciso receber bem os turistas que vierem ao país para que eles divulguem os destinos em seus locais de origem. Mas isso só será possível com prestadores de serviço qualificados”, ressaltou o ministro.

De olho neste potencial, a estimativa é que as cidades-sede do futebol olímpico recebam 3.849 vagas para cursos como agente de informações turísticas, organizador de eventos, camareira, além de idiomas e Língua Brasileiras de Sinais (Libras) para profissionais de segurança pública.

Leia mais:

Olimpíada: Turismo vai capacitar profissionais de segurança pública

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página