Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Primeira cidade olímpica da América do Sul completa 451 anos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Primeira cidade olímpica da América do Sul completa 451 anos

Para agradar os milhares de visitantes que recebe anualmente, o Rio de Janeiro oferece os mais variados encantos culturais, além de cenários deslumbrantes

  • Publicado: Terça, 01 de Março de 2016, 11h21
  • Última atualização em Terça, 01 de Março de 2016, 17h02

Por Pedro Fideles


Foto: Embratur

A Cidade Maravilhosa completa, nesta terça-feira (01), 451 anos ostentando alguns dos mais belos cenários naturais e encantando turistas de todos os lugares do mundo com muita diversidade cultural e uma hospitalidade que faz o visitante se sentir em casa na primeira caminhada pelo calçadão. Às vésperas de sediar a maior competição esportiva do mundo, a capital fluminense se prepara para viver um dos momentos mais importantes de sua existência e receber de braços abertos os milhares de visitantes e atletas que desembarcarão na cidade de olho nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Para celebrar a data, a prefeitura organizou o corte do bolo de aniversário da cidade às 12h no Largo da Carioca, logo após a chegada da imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro da cidade, ao local. As comemorações irão se estender ao longo do mês de março. Estão previstas ainda apresentações teatrais, shows e exposições fotográficas que contam a história da capital.

De acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo, o Rio de Janeiro foi o destino brasileiro mais visitado pelos turistas estrangeiros a lazer em 2014. Entre as explicações para o feito estão as belezas de cartões postais como as praias de Copacabana e Ipanema, o Pão de Açúcar e o Corcovado - com a imponente figura do Cristo Redentor -, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Outra atração capaz de atrair milhares de visitantes para a cidade é o Carnaval. Pode ser nas centenas de blocos espalhados por toda a cidade ou no suntuoso desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, o fato é o carnaval é um dos grandes patrimônios da cidade e segue encantando os visitantes. “Desde pequena, eu tinha muita vontade de conhecer o Brasil. Eu assistia o carnaval na televisão e ficava encantada”, relata a colombiana, Ana Belén.

Escolhida para sediar a primeira edição de uma Olímpiada e Paralimpíada na América do Sul, a capital fluminense se prepara para receber ainda melhor os visitantes. Com financiamento do Ministério do Turismo, a cidade dá continuidade ao projeto de sinalização turística para pedestre (wayfinding) nos principais bairros da cidade, ao todo serão 500 painéis de informação para pedestres, das quais 204 já foram entregues. Outro ganho importante se refere a revitalização da região portuária da cidade (operação Porto Maravilha), com novos equipamentos culturais e mais integração entre meios de transporte e pedestre. Confira aqui alguns dos locais selecionados pela Agência Turismo que vale a pena conhecer:

PEDRA DO SAL – Para os apreciadores de uma boa roda de samba, este é um lugar que merece ser visitado.  Localizado próximo à Praça Mauá e ao cais do porto, o local utilizado anteriormente para escoar o sal, daí o nome, virou reduto dos sambistas profissionais e amadores responsáveis por uma das mais animadas rodas de samba da cidade. No repertório podem ser encontradas desde novas composições até os clássicos nacionais.

SANTA TERESA – Uma simples caminhada pelo bairro localizado na zona central da cidade permite ao visitante se deparar com construções históricas do século XIX, além de elegantes casarões. As ruas de paralelepípedo conferem ainda mais charme ao local e conferem um ar bucólico ao local.

Escola de Artes Visuais no Parque Henrique Lage (RJ). Foto: Embratur
Escola de Artes Visuais no Parque Henrique Lage (RJ). Foto: Embratur


PARQUE LAGE – Localizado aos pés do morro do Corcovado, o Parque Henrique Lage encanta os visitantes em busca de contato com a natureza. Seus jardins são organizados de forma geométrica e seu entorno compreende uma variedade de espécies da Mata Atlântica. O local é o cenário ideal para um piquenique ou apreciar as trilhas que conduzem o visitante a recantos de floresta nativa.

 

Escadaria Selarón (RJ). Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias
Escadaria Selarón (RJ). Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias


ESCADARIA SELARÓN – O artista chileno Jorge Selarón iniciou a construção do local em 1990, quando o artista tomou a iniciativa de renovar o local que passava em frente à sua casa e estava em péssimo estado de conservação. A combinação das cores e beleza das formas gravadas em cada degrau fizeram do local um dos cartões postais da cidade e parada obrigatória de viajantes de todos os cantos do país e do mundo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página