Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo determina fiscalização de obras da pasta para combater Aedes aegypti
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Turismo determina fiscalização de obras da pasta para combater Aedes aegypti

Portaria publicada nesta quarta-feira (17) prevê também a realização de campanhas educativas e a vistoria nas áreas internas e externas de instalações públicas ligadas ao MTur

  • Publicado: Quarta, 17 de Fevereiro de 2016, 12h57
  • Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 21h00

Por Gustavo Henrique Braga


Orla Taumanan, em Boa Vista, foi revitalizada com recursos do Ministério do Turismo. Crédito: Eduardo Andrade


A partir desta quarta-feira (17), os municípios e estados que possuem convênios e contratos de repasse com o Ministério do Turismo deverão realizar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em seus canteiros de obras e frentes de trabalho. A determinação faz parte da Portaria nº 90 publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União (DOU) e reforça o compromisso da pasta no enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e vírus Zika.

Caberá aos gestores adotar medidas para evitar o acúmulo de água parada e demais condições de proliferação do Aedes. O texto prevê, ainda, a realização de campanhas educativas, além de vistoria e eliminação de eventuais criadouros do inseto nas áreas internas e externas e entorno das instalações públicas de funcionamento dos órgãos ligados ao MTur. A operação de limpeza que já vinha sendo executada ao longo dos últimos dias se tornará, a partir de agora, uma ação permanente e formal.

“A portaria publicada hoje é mais um passo que o Ministério do Turismo dá em busca da eliminação de um mosquito tão perigoso para a sociedade brasileira. Nossas ações que vêm sendo desenvolvidas desde janeiro estão sendo ampliadas. Estamos confiantes de que sairemos vitoriosos dessa batalha”, assegurou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

O texto determina que caberá às secretarias da pasta e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) a adoção de medidas para sensibilização e mobilização de seus agentes e colaboradores na prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito.

Cada órgão e entidade ligada ao Ministério do Turismo terá um prazo de cinco dias para indicar, ao gabinete do ministro, os gestores responsáveis pela coordenação das ações previstas na portaria.

Ouça áudio / download (mp3) em que o ministro Henrique Eduardo Alves defende a importância do envolvimento de trabalhadores das obras nas ações de prevenção.


< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página