Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Mata de São João foi a cidade brasileira que mais avançou em cooperação regional, revela estudo de competitividade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mata de São João foi a cidade brasileira que mais avançou em cooperação regional, revela estudo de competitividade

A evolução se deve à participação na Câmara Regional de Turismo da Costa dos Coqueiros e no plano de desenvolvimento turístico integrado em vigor

  • Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 11h05
  • Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 14h39


Mata de São João (BA). Crédito: Bento Viana

Os resultados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Ministério do Turismo, revelaram o amadurecimento de municípios da Bahia em ações para o desenvolvimento do turismo local.  O município de Mata de São João foi o que mais evoluiu em cooperação regional e será premiado pelo Ministério do Turismo. Salvador saltou da 9ª para a 7ª posição no ranking dos destinos mais competitivos do país e três cidades baianas tiveram projetos reconhecidos como casos de sucesso durante a pesquisa.

O Índice de Competitividade do Turismo Nacional é um indicador que permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas, em nível local e federal. Para isso, monitora 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico do país. O estudo analisa a situação de 13 categorias que compõem a atividade turística.

“O objetivo do estudo é fazer um diagnóstico e dar condições para que os destinos reconheçam as virtudes e as oportunidades, elevando o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. A cidade mais competitiva do país hoje é São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O avanço em cooperação regional da Mata de São João se deve à participação na Câmara Regional de Turismo da Costa dos Coqueiros, região em que se localiza o destino; aos projetos de cooperação regional compartilhados com destinos da região e mantém um plano de desenvolvimento turístico integrado em vigor. Já a capital baiana, a sétima cidade mais competitiva do país, é a primeira do ranking quando o assunto são aspectos culturais, uma das categorias analisadas pelo índice.

A Bahia tem cinco destinos entre os 65 monitorados no Índice de Competitividade, iniciativa do MTur, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Salvador, que tem nível 4 na escala da competitividade que vai até 5, Mata de São João, Maraú, Porto Seguro e Lençóis, todos no nível 3.

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página