Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo debate com trabalhadores do petróleo a proteção à infância em áreas portuárias
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Turismo debate com trabalhadores do petróleo a proteção à infância em áreas portuárias

Locais tradicionalmente mais vulneráveis recebem palestra sobre estratégias  para identificar e enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes. A informação é a grande força para enfrentar o problema, revela Ministério do Turismo

  • Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2015, 17h16
  • Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2015, 09h27

Por Deborah de Salles

Mais de 300 profissionais ligados à indústria do petróleo foram mobilizados, durante esta semana, na capital Aracaju e nos municípios vizinhos, de Laranjeiras e Carmópolis, sobre a necessidade de prevenir e enfrentar a exploração sexual na infância. Em palestra em Aracaju, o Ministério do Turismo, representado pelo coordenador-geral de proteção à infância da pasta, Adelino Neto, mostrou quais são os sinais e como agir para prevenir o crime. A ação partiu da Petrobras, em parceria com o instituto Promundo, uma organização não governamental que promove a igualdade de gênero.

Sergipe está entre os cinco estados brasileiros que menos recorrem ao serviço de denúncias do Governo Federal. Foram apenas 47 ligações registradas pelos sergipanos no ano passado, segundo o Disque 100. “Os trabalhadores precisam saber que as áreas portuárias são locais vulneráveis a esse tipo de crime e que a informação é a maior força para enfrentá-lo”, disse Adelino Neto. Representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério da Saúde também participaram da rodada de debates.

Para a Olimpíada, o Ministério do Turismo deve ampliar as campanhas em parceria com profissionais que atuam na rede hoteleira, bares e restaurantes. O Rio de Janeiro, incluindo as comunidades pacificadas da Rocinha, Cidade de Deus e Jacarezinho, além das demais capitais que serão sedes das partidas olímpicas de futebol (São Paulo, Brasília, Salvador Manaus e Belo Horizonte) serão contempladas com palestras de sensibilização. As ações serão intensificadas com distribuição de materiais de divulgação que reforçam o Disque 100, canal específico para atender a este tipo de denúncia.

Turismo Sustentável e Infância – O programa atua há mais de dez anos dentro da Secretaria Nacional de Políticas do Ministério do Turismo. Entre os eixos de atuação estão: encontros de sensibilização, qualificação profissional das vítimas, divulgação de campanhas relacionadas ao tema e a formação de multiplicadores para propagar as orientações que alertam àqueles que lidam com turistas.

 

Ouça áudio / download (mp3) em que o coordenador Adelino Neto frisa a importância da capacitação na área para a prevenção da exploração sexual infantil.

 

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS




registrado em:
Fim do conteúdo da página