Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Brasília sedia Salão Brasil Criativo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Brasília sedia Salão Brasil Criativo

Feira reúne designers, artesãos de todo o Brasil e roteiros turísticos da capital

  • Publicado: Sexta, 30 de Outubro de 2015, 19h48
  • Última atualização em Domingo, 01 de Novembro de 2015, 17h24


Carolina Valadares

Brasília promove pela primeira vez o Salão Brasil Criativo, uma feira que expõe o design brasileiro e a criatividade de artistas do país, aliados ao turismo. O evento, organizado pelo Instituto Brasil de Economia Criativa acontece a partir desta sexta-feira (30) até o dia 1 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com entrada gratuita.

O evento deve atrair cerca de 10 mil visitantes interessado nas produções de mais de 100 expositores de todo o país, com espaço para artesanato, joias, objetos de design, artigos de decoração, móveis e roteiros de turismo de Brasília. Também haverá programação de palestras, espaço para negociações, caminhões de comida (food trucks) e bistrôs, que vão oferecer o que está sendo chamado de "gastronomia criativa".

Segundo a organização do evento, Brasília foi escolhida para a edição de estreia por ser uma cidade moderna e estratégica. “Queremos incrementar o turismo de negócios local, transformando Brasília em um novo centro para eventos setoriais no país”, diz Cristina Malheiros, coordenadora do evento. Para os turistas que visitam a cidade, uma agência de receptivo turístico oferece passeios originais, como a rota dos azulejos do Athos Bulcão, passeios nas Superquadras e passeios de bike na bicicleta Nuvem, criada aqui na cidade.

A produção associada ao turismo é um fator que destaca os destinos turísticos, dando a eles mais relevância. “A feira traz produtos diferenciados, fei criatividade, que tem o diferencial de uma produção em massa. São produtos únicos, assim como os roteiros turísticos”, comenta Nilvana Soares, do Departamento de Capacitação e Produção Associada ao Turismo, do Ministério do Turismo.

O secretário adjunto Jaime Recena, da Secretaria de Estado de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Distrito Federal, que apoia o evento, diz que o salão vai ao encontro do propósito do Plano de Turismo Criativo, que será entregue à população em dezembro deste ano. “Vamos buscar transformar Brasília em referência de cidade criativa, cujo mote são as soluções inovadoras para o desenvolvimento local”, afirma.

Um dos espaços da feira é o Natural de Brasília, onde serão expostos artigos de moda, arte, design, joalheria artística e mobiliários brasilienses. Junto ao Salão Criativo haverá também a Exposição Mão Brasileira que reúne mais de 100 peças de artesanato. O objetivo da mostra, organizada pela Artesol - organização que apoia artesãos brasileiros -  é dar visibilidade às técnicas usadas por comunidades regionais. Os produtos também estarão disponíveis para venda. No dia 30 haverá  um seminário sobre exportação de móveis.

A presidente Dilma Rousseff, sancionou, recentemente o projeto de lei (PL) 7755/2010 que regulamenta a profissão de artesãos. Segundo a presidente da Confederação Nacional dos Artesãos, Isabel Gonçalves, entidade que reúne 21 federações de artesãos, a articulação do ministro Henrique Alves foi fundamental para a aprovação do PL.

  

Ouça áudio / download (mp3) em que Nilvana Soares, do MTur, destaca a importância do evento para dar visibilidade a produtos diferenciados na área.

 

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página