Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Conheça os personagens dos Jogos Mundiais Indígenas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Conheça os personagens dos Jogos Mundiais Indígenas

E saiba porque a cultura tem se tornado uma das forças para desenvolver o turismo, torná-lo mais competitivo e valorizar o patrimônio do país

  • Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2015, 10h20
  • Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2015, 14h02


Indígenas participam de modalidades típicas na primeira competição mundial em Palmas (TO). Créditos: Ministério do Esporte/ Divulgação

A capital Palmas, o destino mais procurado do Tocantins, ainda recebe, dia após dia, representantes de delegações para a primeira competição mundial dos povos indígenas, que acontece na Arena Verde de 24 a 31 de outubro. 

São pessoas como Wiremu Sarich, de 40 anos, da tribo dos Maori, que se tornou a sensação após exibir a tradicional dança haka na cerimônia de abertura dos jogos - a mesma adotada pelos jogadores de rúgbi da Nova Zelândia no início das partidas.

Indígenas de regiões mais frias, como o Essi Ranttila, da Finlândia, de pele branca e adepta do esqui, estranhou o calor beirando os 40º Celsius. Já o índio Melton Júnior, norte-americano, mais adaptado, diz estar motivado para participar de várias modalidades, como o arco e flecha, a canoagem, o cabo de guerra e a corrida.

 Alguns, mais engajados, como o africano Eyasu Joffe, do povo kembata, da Etiópia, além de participar do arremesso de lança e das corridas de longas distâncias, não perde a chance de falar sobre a ONG humanitária que preside em Adis-Abeba.

Os índios têm uma influência marcante na identidade do Brasil. A cultura brasileira se moldou a partir de hábitos culinários indígenas, de manifestações culturais tupiniquins e de seus inúmeros idiomas. A herança indígena e suas diversas manifestações atraem um número cada vez maior de turistas para o país.

De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, os aspectos culturais têm contribuído de forma decisiva para tornar os destinos cada vez mais competitivos, valorizando o patrimônio histórico do país.

* Com reportagem do UOL


Leia mais sobre os Jogos Indígenas:

Destino de viagem: Ilha do Bananal

Jalapão: a exuberância de um destino pouco desbravado

Os encantos de Palmas e de seus arredores  

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas celebram a tradição, a cultura e o esporte

 

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página