Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Nordeste quer atrair visitantes durante a Olimpíada
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Nordeste quer atrair visitantes durante a Olimpíada

Tocha Olímpica percorrerá 300 municípios brasileiros com pernoite em mais de 80 cidades, entre elas todas as capitais nordestinas

  • Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2015, 10h12
  • Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2015, 18h39

 

Por Tatiana Alarcon e Pedro Fideles

A região preferida para as férias dos Brasileiros já começou a se organizar para receber os viajantes que acompanharão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O megaevento começará em maio com o revezamento da tocha, que percorrerá mais de 300 destinos – e pernoitará em mais de 80 deles. Na Região Nordeste, a chama pernoitará em 25 municípios. Os visitantes poderão ainda acompanhar as partidas de futebol em Salvador – uma das seis cidades-sede da modalidade.   

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o revezamento da tocha será a oportunidade de nacionalizar os ganhos da Olimpíada. “Uma equipe do governo federal está rodando o Brasil para preparar o tour da tocha. O revezamento é uma estratégia fundamental para a mobilização do país em torno dos jogos e nos ajudará a amplificar os ganhos de imagem. Nossa ideia é que o percurso vire um grande evento turístico, que as cidades se organizem, as ruas se enfeitem, e que nosso povo se destaque mais uma vez por sua hospitalidade”.

Qualquer pessoa pode participar do revezamento da tocha. Para isso, basta indicar um nome para carregá-la. A indicação deve ser feita até 15 de outubro pela internet e deve conter o motivo pelo qual a pessoa merece carregar a tocha. Depois é preciso aguardar a resposta da equipe avaliadora.


Logo da Rádio TurismoOuça  áudio / download (mp3) no qual o ministro Henrique Eduardo Alves aponta a oportunidade de divulgação de atrativos com o revezamento da Tocha Olímpica pelo país.




Turismo na região - Dados do Ministério do Turismo mostram que o Nordeste é a região mais desejada dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses. Em agosto deste ano, a intenção de viajar para destinos turísticos nacionais atingiu o terceiro maior índice dos últimos cinco anos, 78%. Desse total, o Nordeste foi preferido por 44,9% dos entrevistados, seguido pelo Sudeste (30,7%), e pelo Sul (16,5%).

Na região, se destacam as capitais Fortaleza (CE), Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA) – que também sediará jogos de futebol durante a Olimpíada –, como algumas das cidades mais visitadas por brasileiros no Brasil, segundo o Estudo da Demanda Turística Doméstica do MTur. Desde sua criação, em 2003, o Ministério do Turismo já investiu R$ 4 bilhões para o desenvolvimento da infraestrutura turística da região.

“Natal é um destino bastante conhecido e um dos mais procurados por turistas estrangeiros. Queremos aproveitar a Olimpíada e o revezamento da tocha para promover a cidade por meio de um plano estratégico pré e pós evento”, diz Carlos Frederico Queiroz, Secretário Municipal de Turismo de Natal/RN.

Dentro do Mapa do Turismo Brasileiro, a região conta com 13 cidades categorizadas como A, entre elas, as nove capitais nordestinas e os municípios Ipojuca (PE), Mata de São João, Cairu e Porto Seguro na Bahia. A metodologia vai até a letra E e foi feita a partir de quatro variáveis: quantidade de empregos gerados, quantidade de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, fluxo de turistas domésticos e fluxo de turistas estrangeiros.

Grandes eventos - A experiência com a Copa do Mundo mostra que as visitas de turistas não se limitam às cidades de competição: durante o torneio de futebol, mais de um milhão de estrangeiros conheceram 491 cidades brasileiras. Desses visitantes, 95% revelaram a intenção de voltar ao Brasil e 65% apontaram a Olimpíada como principal motivador para o retorno.

Veja as cidades em que a tocha irá pernoitar:

Alagoas Bahia Ceará Maranhão Paraíba Pernambuco Piauí Rio Grande do Norte Sergipe
Maceió Ilhéus Fortaleza Imperatriz Campina Grande Caruaru Parnaíba Mossoró Aracaju
  Paulo Afonso Sobral São Luís João Pessoa Petrolina Teresina Natal  
  Porto Seguro   Barreirinhas   Recife      
  Salvador       Ipojuca      
  Senhor do Bonfim       Fernando de Noronha      
  Valença              
  Vitória da Conquista              


< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página